sertaocart

Debate - "Arte em tempos de pânicos morais e sexuais: QueerMuseu e outros casos de censura atuais

18 de outubro de 2017, quarta-feira, às 18:00

Mini auditório da Faculdade de Ciências Sociais no Campus II da UFG.

O Núcleo Ser-Tão e o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG realizam debate sobre arte e liberdade de expressão.

O Ser-Tão - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade e o Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, ambos da Universidade Federal de Goiás, promovem o debate "Arte em tempos de pânicos morais e sexuais: QueerMuseu e outros casos de censura atuais", ação componente do Projeto de Extensão ‘Arte e Diferença’. Na ocasião serão discutidos os recentes casos de censura e cerceamento de manifestações expressivas no campo das artes, em torno de algumas exposições e de outros modos de expressão compreendendo gênero e sexualidade enquanto campos de atuação. Contando com mesa-redonda com os professores Carla de Abreu, Glauco Ferreira e Tony Boita, a atividade se realizará no dia 18 de outubro de 2017, quarta-feira, às 18:00, no Mini auditório da Faculdade de Ciências Sociais no Campus II da UFG.

Recentes episódios envolvendo a exposição QueerMuseu realizada no Santander Cultural em Porto Alegre e encerrada prematuramente em meio de muitas polêmicas revelam um processo de cerceamento da livre expressão artística, bem como um acirramento da polarização política atual no Brasil. O debate busca abordar estes episódios proporcionando uma ocasião em que os palestrantes e o público possam avaliar criticamente as diversas implicações políticas e estéticas dessas transformações sociais no campo das artes e nos estudos sobre gênero e sexualidade no país.

O Ser-Tão é um núcleo de estudos e pesquisas em gênero e sexualidade vinculado à Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Criado no final de 2006, o Núcleo tem como missão a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à promoção da eqüidade de gênero e à garantia dos direitos sexuais. É composto por professoras/es, estudantes e pesquisadoras/es e por representantes de entidades civis interessados nas áreas de gênero e sexualidade.

Situado na Faculdade de Artes Visuais da UFG e pioneiro na institucionalização dos estudos de cultura visual no país, o Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual abriga investigações em torno da área de concentração Arte, Cultura e Visualidades. Contando com corpo docente e de pesquisadoras/es altamente reconhecidos na área, o Programa forma profissionais com atuação nos campos da educação básica, do ensino superior, da gestão patrimonial e em outras atividades acadêmicas.

SERVIÇO:

Debate "Arte em tempos de pânicos morais e sexuais: QueerMuseu e outros casos de censura atuais", promovido pelo Núcleo Ser-Tão e pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da UFG.

Onde: Mini auditório da Faculdade de Ciências Sociais, no Campus II (Samambaia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) – Itatiaia, Goiânia.

Quando: Quarta-feira, 18 de outubro de 2017.

Que horas: 18 horas.

Quanto: Gratuito.