Encerramento do CICLO DE DEBATES

CICLO DE DEBATES SOBRE O MÉTODO SE ENCERRA COM PROFESSOR DA UnB e FGV

De agosto a dezembro foi realizado pelo NEPEFE (Nucleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Educação) da FE-UFG o CICLO DE ESTUDOS E DEBATES SOBRE O MÉTODO, durante o qual professores convidados falaram sobre o método nas ciências humanas e sociais.

Idealizado e coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva (FE-UFG), o CICLO proporcionou um espaço de estudos e debates, na modalidade Extensão, aberto a toda a comunidade. Participaram alunos de vários cursos da graduação, da pós-graduação, tanto da UFG como de outras instituições; professores da Rede Estadual e pesquisadores independentes. O Prof. Wilson iniciou o CICLO com uma apresentaão sobre as origens e evolução do método científico. Dando sequência, apresentou um texto sobre o Positivismo, no próximo encontro. Ao longo do semestre, seguiram-se: a Profa. Dra. Lúcia Rincón (PUC-Go) discutiu o Materialismo Histórico e Dialético; a Profa. Dra. Teresa Barbo (PUC-Go) falou sobre a Fenomenologia; O Prof. Dr. Carlos Fino (Universidade da Madeira, Portugal) fez uma vídeo-conferência sobre a Etnografia enquanto método; a Profa. Dra. Elianda Tiballi (PUC-Go) falou sobre o Contextualismo linguístico na perspectiva de Quentin Skinner; por sua vez, a Profa. Dra. Raquel Marra da M. Freitas (PUC-Go) apresentou a perspectiva do Experimento Didático; o Prof. Dr. Claudio Dalbosco (Universidade de Passo Fundo) fez uma conferência sobre a Hermenêutica; seguindo as perspectivas próprias em Hegel, dada pelo Prof. Dr. Pedro Adalberto (UFG); em Edgar Morin, ministrada pela Profa. Dra. Marilza Suanno (UFG); em Bourdieu, ministrada pela Profa. Dra. Cláudia Valente (PUC-Go); em Foucault, pelo Prof. Dr. José Ternes (PUC-Go) e em Paul Feyerabend, discutida pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva. No último dia, nesta quinta, dia 07 de dezembro, o Prof. Dr. Floriano Freitas Filho (aposentado da FGV e UnB) encerrou discutindo a Crise epistemológica, a crise na pesquisa, o conceito de entropia e sua aplicação na ideia de realidades sistêmicas.

O ciclo foi inspirado no livro REFLEXÕES SOBRE O MÉTODO, organizado pelo Prof. Wilson e publicado em 2017, o qual contém alguns dos textos apresentados durante o CICLO. Segundo o organizador, o conjunto dos textos estudados comporá uma segunda edição ampliada da obra, a ser publicada em 2019.

LuciaEliandaEncerramento do CICLO DE DEBATES