Mesmo caro, MBA impulsiona carreiras na Europa

"Fazer um curso de mestrado representa um investimento em longo prazo..."

Muitos jovens estão dispostos a hipotecar suas casas, pedir empréstimos, vender o carro ou pedir dinheiro a amigos e parentes a fim de bancar o custo de um mestrado, e assim impulsionar a carreira profissional, mas diante dos preços de alguns desses programas de formação, surge a pergunta: Vale a pena pagar tanto assim? Esse investimento é rentável?

"Fazer um curso como o de mestrado em administração de empresas (MBA, pela sigla em inglês) é, estatisticamente, um investimento rentável. O salário inicial médio de um profissional com mestrado é significativamente superior ao salário médio que ele conseguiria antes de passar por esse tipo de formação", explica Alejandro Herrera, diretor de serviços de carreira na escola de administração de empresas Iese.

Certamente o mercado costuma freqüentemente exigir formação em nível de mestrado aos profissionais que desejam ocupar cargos diretivos, mas tendo em vista os preços desses cursos, que oscilam entre 20 mil e 60 mil euros, os potenciais candidatos com certeza precisam pensar duas vezes antes de dar o salto. "Fazer um curso de mestrado representa um investimento em longo prazo. Nossos alunos conquistam progresso profissional evidente, e dentro de 10 anos muitos deles chegam a postos de diretoria, presidências ou outros cargos importantes que dificilmente teriam obtido de outro modo. Muitos ex-alunos voltam à escola, não para estudar mas sim para contratar novos subordinados, o que demonstra que obtiveram cargos de responsabilidade", comenta Herrera.

Ainda assim, o preço elevado de cursos como esses poderia ser um fator de dissuasão para futuros candidatos, já que pouca gente conseguiu economizar tanto dinheiro antes dos 27 ou 28 anos, a idade média de matrícula dos alunos de cursos de MBA. "É compreensível que as pessoas queiram determinar a rentabilidade em curto prazo de um mestrado, porque desejam recuperar o quanto antes o dinheiro investido em sua formação. Apesar do custo desses cursos, a experiência demonstra que a maioria dos alunos não encontra problemas para saldar as hipotecas ou os empréstimos pedidos a bancos ou parentes", diz Herrera.

Se em um primeiro momento um título de mestrado não implica em melhora imediata de salário ou em acesso a postos diretivos, ainda assim ele permitirá uma evolução mais rápida em direção a essas metas profissionais. "Os estudantes de um curso de mestrado conseguem dobrar seu salário, em prazo de quatro a cinco anos, e galgam posições administrativas e operacionais até chegar a cargos de gestão. No ramo do marketing, por exemplo, uma pessoa que tenha um mestrado e comece como gerente de produto júnior pode se tornar gerente de marca em prazo de dois a três anos e diretor de departamento em cinco anos", explica Jordi Díaz, diretor de mestrados especializados da Eada.

Alfons Sauquet, vice-reitor de pesquisa e conhecimento e diretor do programa de doutorados da Esade, concorda em que um MBA acelera a carreira profissional do profissional titulado. "Para um executivo médio, ascender a um determinado posto pode requerer 15 anos de espera. Com um MBA, esse tempo se reduz a cinco ou 10 anos".

A rentabilidade de um mestrado também depende do setor de atividade do mundo. Em uma escola de administração de empresas de elite, como a Iese, o salário inicial médio de um aluno que tenha MBA podem variar de 70 mil euros anuais, brutos, para um profissional do setor industrial, a até 96 mil euros anuais para um executivo do setor de consultoria, enquanto os executivos do setor financeiro ocupam uma faixa intermediária. De acordo com um estudo do Financial Times, os titulados em administração pela Esade têm salário médio anual bruto de 67 mil euros três anos depois de formados, o que representa aumento médio de 136% ante o salário anterior ao mestrado.

Fonte: Terra