Convite aula ppgp

Convite para a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FE/UFG

Tema: Desafios da Pós-Graduação em Psicologia no Brasil

Data: 08/09/2014

Local: Mini-auditório da Faculdade de Educação

Palestrante: Prof. Dr. Ana Maria Jacó-Vilela (UERJ)

Sobre a convidada: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1972), mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1980) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1996), com pós-doutorado em História e Historiografia da Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). É professora associada da UERJ, atuando no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e no Curso de graduação em Psicologia. Coordena, na UERJ, o laboratório de pesquisas em história da Psicologia, Clio-Psyché, dedicado à investigação sobre a história dos saberes psi no Brasil. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (2001-2005; 2013-2015). É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Procientista da UERJ. Participa dos GTs de História Social da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia). Coordena a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia que atualmente congrega mais de cem pesquisadores de diferentes países. Membro da Comissão de Avaliação da Área de Psicologia da Capes (2004-2009). Presidente da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2006-2007) e Vice-Presidente de sua Regional Rio (2008-2009). Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia entre 2010-2012. Secretária Executiva para a América do Sul da Sociedade Interamericana de Psicologia (2013-2015). Presidente Eleita da Divisão 18 (História da Psicologia) da International Applied Association of Psychology (2014-1018). Faz parte da Comissão Científica de diversos periódicos e é parecerista para agências de fomento de âmbito nacional, bem como estaduais e de outros países. Coordenadora da Área de Psicologia da Faperj (2012-2014).

Convite aula ppgp