Redecentro Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil

Profa. Dra.  Solange Magalhães
Programa de Pós-Graduação em Educação/Faculdade de Educação

Rede de pesquisadores ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, linha de pesquisa – Formação, profissionalização docente e Trabalho Educativo. Busca se consolidar como uma rede colaborativa que tem proposto novos significados na construção do conhecimento da pós-graduação, particularmente sobre professores. A Redecentro  associa pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Universidade Federal de Goiás (UFG),  Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade de Uberaba (UNIUBE), seus membros têm assumido uma posição política e ideológica que envolve questionar, constantemente, sobre como sistematizam, analisam, interpretam e produzem determinados conhecimentos sobre os professores(as), o que também se relaciona com sua destinação. A Redecentro procura manter ativo grupos de estudos que envolvem graduandos, alunos de pós-graduação, professores das redes de ensino, professores do ensino superior, num movimento que se preocupa com a formação crítica, emancipada e contra hegemônica, com o objetivo de que se possa questionar sobre os caminhos postos à função social dos professores, bem como à produção do conhecimento acadêmico sobre as temáticas estudadas.