Acontece na FE EP 2021

Acontece na FE

Na Faculdade de Educação temos diversas atividades para além da sala de aula. Separamos algumas delas aqui pra você conhecer um pouco mais do nosso espaço!

DESVAIRADOS

Instagram: @desvairados

CENTRO ACADÊMICO DE PSICOLOGIA DA UFG - CAPsi

Logo CAPsi

Uma das partes mais importantes da universidade é, sem dúvidas, o movimento estudantil, que é onde os estudantes são ativistas em luta pelos próprios interesses, sejam eles reivindicações para o ambiente universitário ou para as demais instâncias da sociedade. A força do movimento estudantil é tamanha que governos conservadores e autoritários - como o atual - historicamente o temem e buscam maneiras de desmobilizá-lo, embora sempre falhem. É o movimento estudantil o responsável por conquistas como o passe livre e o café da manhã no Restaurante Universitário, pois ele é a voz dos estudantes em busca de um ambiente universitário melhor e uma sociedade mais justa.
O Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi) foi criado em 26 de março de 2006, sendo ele a entidade máxima responsável por representar os estudantes de graduação da Psicologia, tendo como atribuição principal defender os interesses dos estudantes do curso. O CAPsi é o espaço de discussão e deliberação de questões como zelar pelo patrimônio dos estudantes, mobilizar politicamente em assuntos que tangem saúde, educação, meio ambiente e demais ativismos, realizar eventos e palestras, bem como atuar em tantas outras atribuições listadas no estatuto de nosso centro acadêmico. O CAPsi funciona por meio de uma gestão eleita anualmente, sendo a gestão Conheço o meu lugar! a responsável pela atuação de 2020.
Instragram: @capsicoufg

AAAPsi - NEURÓTICA

Logo - Neurótica

Por acreditar que a experiência de formação em uma universidade extrapola os limites da sala de aula e até mesmo da própria Faculdade de Educação que se criou a Associação Atlética Acadêmica de Psicologia da UFG. A faculdade de educação é conhecida por seu ambiente acolhedor, seus pátios aconchegantes e por isso sempre agregou várias pessoas. Com o objetivo de promover a integração da psicologia com outros cursos movimentamos times esportivos, festas, produtos e campanhas que representem a identidade do curso de psicologia trazendo integração com outras unidades acadêmicas e um ambiente de mais descontração entre os estudantes.
No decorrer do ano organizamos treinos semanais, de diferentes modalidades, com o intuito de criar equipes esportivas que possam representar o curso em competições universitárias que por ventura ocorram. Também propomos eventos de integração com a comunidade universitária a fim de propiciar ambientes mais descontraídos e animados para os estudantes.
Instagram: @neuroticaufg

AAAPe - MALCRIADA

Logo Malcriada

A Associação Atlética Acadêmica de Pedagogia, também conhecida como Malcriada, é uma entidade estudantil que tem como principal objetivo promover o desporto entre a comunidade universitária, em outras palavras, somos uma entidade formada por alunos e feita para os alunos que cursam Pedagogia na UFG. A Malcriada busca integrar seu corpo estudantil - tanto da graduação quanto da pós graduação - por meio dos esportes, do lazer, e de outras atividades extracurriculares, como em ações sociais para a comunidade goiana. Apesar de recente, nossa atlética já alcançou muitas coisas, como a classificação para "O Maior Inter" no futsal feminino e na sinuca feminina, em nosso primeiro ano de participação, levando o terceiro lugar no pódio dessa última citada. Além disso, somos responsáveis por receber os ingressantes com muito carinho tanto no Parque Vaca Brava, como no dia da matrícula e na primeira semana de aula, em que preparamos falas e materiais de apoio para os novos estudantes. Te esperamos logo, em nossa próxima recepção!
Instagram: @malcriadaufg

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO
Na Faculdade de Educação os professores, técnicos-administrativos e alunos também têm a possibilidade de desenvolverem projetos que aproximam a universidade da comunidade. Além de uma grande quantidade de grupos de estudo que acrescentam muito à formação. Alguns alunos do primeiro período de Psicologia fizeram um trabalho sobre esses projetos para a disciplina de LAI - Psicologia e Formação. Dê uma olhada

CEPEA - Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente

Mais informações: CEPEA

SABER CIÊNCIAS
O Instagram @saberciencias é um meio virtual onde estudantes e a comunidade em geral têm acesso a atividades práticas e experimentos na área de Ciências Naturais, elaborados e apresentados por estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG. Há também a divulgação de informações sobre novas descobertas científicas e ideias pedagógicas que auxiliam nos conteúdos de ciências.

SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO
A Faculdade de Educação vem produzindo, através dos simpósios realizados, amplo debate em torno de temáticas que convidam a comunidade acadêmica a discutir temas que contribuem para o aprofundamento de questões de ordem teórica, filosófica, social e ética. É um evento emblemático, dada sua relevância acadêmica e social, que tem se consolidado como espaço reconhecido de discussões, debates e trocas de experiências para estudantes, professores, profissionais da Educação e da Psicologia, bem como de áreas afins, o que corrobora ao longo de mais de 28 anos, a sua reedição bianual. Em 2019, o tema do XXIV Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação foi Universidade, formação e anti-intelectualismo.

Categorias: E-spaço das profissões 2021