Capa - Especialização

Especialização em História, Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-raciais

Divulgado o resultado final do processo seletivo

A Coordenação do Curso de Especialização História, Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-raciais da UFG, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital Complementar Nº1, que revoga a suspensão temporária do Edital 002/2020 e retifica seu cronograma e etapas do processo seletivo, em razão da retomada das atividades acadêmicas e administrativas da UFG na modalidade remota, no contexto de pandemia de Covid-19 e da necessidade de manutenção do distanciamento social, conforme orientações dos órgãos sanitários nacionais e estaduais.

Acesse o Edital Complementar e o Edital Complementar Nº2.

Confira o Resultado final do processo seletivo.

Acesse aqui outras informações e documentos.

O Curso de Especialização Lato Sensu História, Cultura Africana e Afro-brasileira e Educação das Relações Étnico-raciais é totalmente gratuito e será realizado no período de 23/02/2021 a 31/03/2022, totalizando a carga horária de 396h, e será ministrado na modalidade remota, pela Plataforma Moodle Ipê da UFG, obedecendo à Instrução Normativa no 008/2020, que dispõe sobre o ensino remoto emergencial nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu modalidade especialização e dá outras providências. As atividades síncronas, que requerem o encontro de docentes e discentes ao mesmo tempo no ambiente virtual, serão realizadas preferencialmente às terças, quartas e quintas-feiras, das 19:00 às 22:00h, conforme disposto no projeto pedagógico do curso. Serão oferecidas 50 vagas, preferencialmente para graduados em nível superior, que sejam professores ou gestores das redes de ensino, servidores técnicos administrativos de escolas de educação básica, membros de conselhos de educação ou de movimentos sociais ou sindicais ligados ao campo educacional, bem como demais interessados na temática.

Este curso de especialização lato sensu é uma proposta de educação continuada de nível superior, visando complementar a formação acadêmica, atualizar e desenvolver novas habilidades profissionais, com objetivo de aprimoramento da atuação docente e dos demais profissionais da educação. Esta formação tem como objetivos: formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais da educação básica; promover a formação continuada de profissionais da educação da rede de ensino, com vistas a consolidar a implementação das leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008; contribuir com o fortalecimento e expansão das políticas públicas para promoção da igualdade racial; analisar criticamente as concepções e práticas das políticas de formação de professores em curso no que se refere à inserção dos conteúdos de História da África e do debate étnico-racial nas escolas; compreender os fundamentos históricos que promovem a negação da cultura africana e afro brasileira como componentes essenciais de uma educação que conduza à emancipação; problematizar as desigualdades históricas que constituíram a sociedade brasileira, seu impacto na educação e na possibilidade de uma formação para a diversidade racial; estimular o desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam o debate crítico sobre o racismo nas escolas; oferecer aos professores conhecimentos histórico-políticos e culturais para a compreensão do preconceito, da discriminação étnico racial e do racismo como forma estratégica de luta para a superação dessas práticas nas relações sociais em geral e nas relações pedagógicas educacionais, em especial.

Acesse aqui mais informações sobre o curso.

Categorias: notícias