Tire suas dúvidas - Pedagogia EP 2021

Tire sua dúvida - Pedagogia

Separamos esse espaço para responder perguntas frequentes sobre o curso e também as perguntas que foram enviadas pelo formulário.

Qual a duração do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da UFG?
Conforme consta no projeto pedagógico, o curso tem duração de 3.304 horas, a serem cumpridas no tempo mínimo de quatro anos e no tempo máximo de sete anos (mínimo de 08 e máximo de 14 semestres).

O curso é integral? Em quais turnos é ofertado?
A UFG oferta o curso em dois turnos: matutino e noturno. Você escolhe em qual estudar no momento da inscrição no SiSU. A carga horária de estágio obrigatório do aluno do noturno é cumprida no diurno.

Quantas vagas são ofertadas?
Anualmente, são ofertadas 140 vagas, sendo 70 para o turno matutino e 70 para o noturno, com o ingresso realizado sempre no primeiro semestre. Além disso, 50% das vagas são reservadas para os ingressantes por meio de cotas, que podem ser ocupadas ou não, dependendo da demanda.

Em quais áreas o pedagogo pode atuar, além da sala de aula?
A atuação do pedagogo é vasta, além de atuar na docência, ele também pode trabalhar na gestão escolar, desempenhando papéis administrativos; em pedagogia empresarial, atuando na gestão das pessoas; na pedagogia hospitalar, realizando acompanhamento pedagógico de crianças e jovens que estejam internados em hospitais; no desenvolvimento de materiais e brinquedos pedagógicos; na orientação educacional e na educação especial; na alfabetização de adultos em presídios.
O curso de graduação em Pedagogia destina-se, prioritariamente, à formação de profissionais para atuarem na educação infantil e no magistério nos anos iniciais do ensino fundamental.

A universidade oferece algum tipo de apoio ao estudante?
Sim, a UFG oferece várias bolsas estudantis que visam apoiar os estudantes, entre elas estão o Programa Alimentação, que oferece café da manhã, almoço e jantar para os estudantes da universidade, por meio do Restaurante Universitário; o auxílio permanência; a Moradia Estudantil, para os estudantes em situação de vulnerabilidade econômica, cuja família não more na Região Metropolitana de Goiânia; e o Auxílio Permanência.
Na UFG o estudante também tem o Programa Acolhe, criado para estudantes com baixa renda familiar; Programa Bolsa Canguru, voltado a estudantes de baixa renda que tenham filhos de até 5 anos; Programa de Instrumental Odontológico (PIOdont), para alunos de baixa renda do curso de Odontologia; Programa Artes, Design e Arquitetura (PADarq), destinado aos estudantes de Artes Visuais, Licenciatura e Bacharelado, Design de Modas, Design Gráfico, Design de Ambientes e Arquitetura; Projeto PRAE Fazendo Onda, voltado à promoção da saúde e da qualidade de vida dos estudantes. O estudante pode tomar conhecimento desses e de outros programas e projetos acessando o site da UFG, na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Em qual campus vou estudar?
O estudante de Pedagogia vai estudar no campus Colemar Natal e Silva, campus I, localizado no Setor Leste Universitário de Goiânia, mas você pode cursar disciplinas livres (os núcleos livres) em outras Faculdades da UFG, incluindo os ofertados nos prédios do campus Samambaia, caso queira.

Se eu ingressar em um turno, posso trocar para outro futuramente?
Sim, para estudantes matriculados a partir do 2° período, a universidade disponibiliza editais internos, pelos quais você pode solicitar a mudança de turno, por exemplo, do noturno para o diurno, havendo vagas disponíveis.

Quais disciplinas terei durante o curso?
Você irá cursar disciplinas de fundamentos, para entender a história da Pedagogia e como ela se tornou o que é hoje, o contexto social e histórico da educação brasileira, suas políticas, os agentes do processo educacional e seu trabalho; disciplinas específicas, que incluem práticas e preparam para educar e ensinar nas escolas; além dos estágios obrigatório e não obrigatório, que colocam o estudante em contato efetivo com o campo de atuação para o qual é formado.
O curso tem disciplinas de núcleo comum e específico, obrigatórias, que totalizam 2.688 horas; optativas, 160 horas; e de núcleo livre, 256 horas

A Pedagogia tem estágio obrigatório? Como é?
Sim! Do 5° ao 8° período do curso os alunos realizam estágio obrigatório, com duração de 400 horas. Parte dessa carga horária é oferecida no contraturno. Seu cumprimento é indispensável à integralização curricular. O estágio é desenvolvido em instituições educacionais, preferencialmente públicas, que ofereçam Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ou em outros espaços educativos, mediante projetos previamente aprovados pela coordenação de curso e de estágio, sob orientação e acompanhamento de professores de estágio do curso. Na página do Estágio de Pedagogia você encontra outras informações.

A partir de qual período é possível fazer estágio não obrigatório?
A Faculdade de Educação permite que os estudantes de Pedagogia comecem a fazer estágio não obrigatório a partir do 3º. período do curso. Este estágio é opcional, pode ser realizado internamente, nas unidades acadêmicas e órgãos da UFG, e em instituições externas, devidamente conveniadas.

Como é a biblioteca na UFG?
A UFG disponibiliza aos usuários um sistema de acesso on-line à biblioteca, o Sistema de Bibliotecas (SIBI). Em Goiânia, o estudante tem acesso a bibliotecas localizadas nos campi Colemar Natal e Silva e Samambaia.

Além das aulas, de que outras atividades posso participar na UFG?
A sua formação na UFG pode incluir a participação em atividades de extensão e de pesquisa, o estudante pode ser parte da equipe de um projeto de extensão e cultura ou participar de grupos de estudos e pesquisa ou ainda desenvolver projeto de Iniciação Científica, inclusive, como bolsista, pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou Programa de Iniciação à Pesquisa das Licenciaturas (PROLICEN), entre outras possibilidades.

Categorias: E-spaço das profissões 2021