Pedagogia - Reforma Curricular
Reforma Curricular
O presente projeto visa reformular o currículo do curso de Pedagogia implantado em 1984, na FE, em 1985, no CAJ e, em 1988, no CAC e o do curso de Pedagogia para formar professores para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, objeto de dois convênios entre a UFG/FE e a Prefeitura de Goiânia/SME (1999 e 2003). A partir do processo de avaliação dos currículos (FE/Campi e Prefeitura) em vigor, da reflexão sobre a trajetória percorrida e do que, sobretudo nas duas últimas décadas, foi construído pela Faculdade e pelos Campi Avançados, na graduação e na pós-graduação.
Esse projeto opta por formar o pedagogo docente para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e estabelece uma estrutura comum (base constitutiva) para os cursos de Pedagogia da UFG, nas diversas modalidades de oferta que, porventura, venham a ser implementadas: regular, modular, presencial, semipresencial ou outras. Portanto, o curso regular de Pedagogia, o curso de Pedagogia desenvolvido em convênio com a Prefeitura de Goiânia, os cursos especiais e outras modalidades de formação assumem como eixo a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e terão por base a atual proposta.
Apresenta as bases da formação desse pedagogo e o detalhamento da organização curricular, define os componentes da formação, o estágio supervisionado, a prática de ensino, o trabalho de conclusão de curso e os núcleos comum, específico e livre, estabelecidos pela UFG, bem como os componentes curriculares fundamentais para a elaboração de propostas curriculares nas diversas licenciaturas da UFG, contribuindo para a definição de um núcleo específico de formação dos licenciados.
A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Princípios norteadores:
O processo educativo como parte integrante da realidade sócio-histórico-cultural;
Uma formação teórica sólida que permita compreender, de forma crítica e rigorosa, a sociedade, a educação e a cultura;
O trabalho docente como eixo da formação do pedagogo nos contextos escolares e não escolares;
A unidade entre a teoria e a prática;
Objetivos da formação do docente:
a. o magistério da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental
b. a gestão do trabalho pedagógico, incluindo o planejamento, a execução e a avaliação de sistemas, unidades e projetos educacionais na escola e em outros espaços educativos;
c. a compreensão do universo da cultura e da produção do saber e a inserção crítica dos alunos nesse universo.
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso de Pedagogia terá a duração de 3.120 horas, a serem cumpridas em oito semestres de 100 dias letivos cada um, e uma média de quatro horas diárias de atividades. A integralização curricular deverá ocorrer no tempo mínimo de três anos e no tempo máximo de sete anos, período em que o estudante deverá obrigatoriamente:
• cumprir 1.512 h de disciplinas do núcleo comum;
• cumprir 576 h de núcleo livre;
• cumprir 200 h de atividades complementares/ atividades acadêmico-científico-culturais.
Sugestões de Núcleo Livre
- Tópicos de Antropologia da Educação; de História da Educação; de Filosofia da Educação; de Sociologia da Educação; de Psicologia da Educação; de Educação Ambiental; Políticas Educacionais; de Língua Portuguesa; de Biologia e Educação; de Currículo; de Didática; de Literatura
- Movimentos Sociais e Educação
- Educação Rural
- Trabalho e Educação
- Educação a Distância
- Ética e Educação
- Linguagem, Corpo e Movimento
- Educação de Jovens e Adultos
- Educação e Diversidade
- Jogos, Brincadeiras e Brinquedos Pedagógicos
- Formação e Profissionalização Docente
Clique no ícone para baixar o arquivo na íntegra em .pdf | ![]() |
Para ler arquivo no formato .pdf é necessário ter instalado o Acrobat Reader. Faça o download gratuitamente | ![]() |