Tire suas dúvidas - Psicologia EP 2021

Tire sua dúvida - Psicologia

Separamos esse espaço para responder perguntas frequentes sobre o curso e também as perguntas que foram enviadas pelo formulário.

Quantas vagas são ofertadas e qual a nota de corte no SiSU?
São ofertadas 35 vagas por ano em uma única entrada. As notas de corte do curso variam de ano para ano, contudo nessa tabela você pode verificar todas as notas de corte do SiSU/2019. O curso de Psicologia da Faculdade de Educação da UFG/Goiânia é gratuito e muito bem avaliado pelo MEC, obtendo conceito 5, a nota máxima, no ENADE em 2019.

O curso é integral?
Sim, o curso é ofertado em tempo integral. Porém as aulas iniciam normalmente no período vespertino, as 13:30h e vão até o período noturno, por volta das 21h. Além das aulas presenciais, os alunos também podem participar de outras atividades tais como Grupos de Estudos, Projetos de Pesquisa, Projetos de Extensão e Ligas Acadêmicas.

Em qual campus terei aulas?
O Curso de Psicologia é ofertado pela Faculdade de Educação da UFG que fica no Campus Colemar Natal e Silva I, no Setor Universitário, rua 235, próximo a Praça Universitária, em Goiânia. No primeiro ano do curso, os alunos se deslocam até o Campus samambaia para cursar a disciplina de anatomia humana. Além disso, o estudante de psicologia pode escolher cursar disciplinas livres (núcleos livres) em outras Faculdades da UFG.

Qual a carga horária e duração do curso?
O curso dá a opção de escolher o Bacharelado, com formação específica de Psicólogo e, se tiver interesse, cursando um pouco mais de horas, o aluno poderá obter a Licenciatura, que é a Formação do Professor de Psicologia. A carga horária do Bacharelado (Específico da profissão - Formação do Psicólogo): é de 4.856 horas.Se optar pela Licenciatura + Bacharelado (Formação do Professor de Psicologia e do Psicólogo) a carga horária será de 5.996 horas. A duração mínima do curso é de 10 semestres e a duração máxima é de 15 semestres.

Quais as áreas da Psicologia eu poderei trabalhar?
A Psicologia é composta por um grande número de áreas de interesse e atuação. As mais conhecidas são a clínica e a organizacional. No entanto, o psicólogo pode atuar em diferentes outras áreas tais como; a psicologia escolar, a psicologia da saúde, a psicologia social, a psicologia do trânsito, psicologia do esporte, a psicologia jurídica, a psicologia do trabalho, a avaliação psicológica e outras. Ou seja, o psicólogo tem um vasto campo de atuação para escolher de acordo com seus interesses e aptidões.

O curso oferece estágio?
Sim. O graduando tem a possibilidade de fazer estágio extracurricular a partir do 5º período do curso caso tenha interesse. No entanto, no último ano do curso, o aluno deverá cursar os estágios obrigatórios I e II em uma das ênfases que escolher, sendo cada estágio cursado em um semestre, com carga horária de 320 horas cada. Aqueles que optarem pela formação de Psicólogo e Licenciatura (formação do Professor de Psicologia) deverá cursar também, os estágios supervisionados em Formação do Professor de Psicologia I e II, ambos com carga horária de 200horas. Além do Centro de Psicologia que oferece estágios em Clínica e do CEPEA (Centro de Ensino,Pesquisa e Extensão do Adolescente), o curso conta com vários professores supervisores de estágios que ofertam estágios em diversas áreas tais como, Hospitais, CAPS, Escolas, Tribunal de Justiça, Empresas e outros.

Qual a diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina. Para ser psiquiatra, você deverá cursar medicina e depois fazer uma residência ou especialização em Psiquiatria. O Psicólogo é aquele que fez o curso de Psicologia. A Psicologia é uma Ciência que estuda o Comportamento de indivíduos de forma isolada ou em sociedade. A Psicologia possui um vasto campo de saber, com diversas teorias e áreas de aplicações. Dentre estas teorias, está a Psicanálise. Na grade curricular do curso de graduação de Psicologia existem várias disciplinas de psicanálise. O Psicanalista por sua vez, pode ou não ser psicólogo. Existem diversos cursos e associações independentes que ofertam formação em psicanálise.

Quanto ganha um psicólogo?
Isso é muito relativo pois depende de alguns fatores como tipo de contrato, concurso público, área de atuação, região do país e tempo de formação após a graduação. Na região Centro-Oeste, pesquisas indicam que o salário inicial do psicólogo fica entre 3(três) e 5(cinco) salários mínimos. Os salários tendem a ficarem mais altos com o tempo de formação e com pós-graduações. O psicólogo tem ainda a possibilidade de atuar em mais de uma área ou ter dois empregos ao mesmo tempo, aumentando assim a sua renda mensal. Exemplo, trabalhar num CAPS e atender em consultório particular.

Categorias: E-spaço das profissões 2021