Capa - Nota de Falecimento Maria Emília

Luto em memória da Professora Maria Emília de Castro Rodrigues

À você, Maria Emília, nosso reconhecimento, nosso carinho e nossa saudade!

É com uma enorme tristeza e um grande pesar que comunicamos o falecimento da Profª. Maria Emília de Castro Rodrigues.
Tristes, indignados e sensíveis a dor desta perda, decretamos luto oficial de três dias na Faculdade de Educação a partir do dia 09/03/2021, com a suspensão das atividades neste dia, homenageando nossa querida colega e os mais 260 mil mortos em nosso país.
Nossa solidariedade à família e aos amigos.

Compartilhamos este texto escrito pela Profª. Amone, que com muita sensibilidade traduziu em poucas palavras a Maria Emília, uma grande mulher!

No meio de tanta dor que nos atravessa, tomo parte do tempo, para falar de Maria Emília. O nosso último adeus era naquele momento um até breve. Ela, delicadamente me deu duas mudas de planta, como sempre fazia. Tão bonitas, tão vistosas, em um vasinho cuidadosamente arrumado por ela. Enfeita a minha mesa e perfuma a minha alma, acalentando a dor de perdê-la em um momento de tantas perdas, da ida de pessoas tão queridas! Me disse que ali resumia a sua vida, as escolhas dali para a frente, como aquela atividade a transportava para uma outra realidade tão verde, tão humana do cuidado com a terra. Naquela conversa curta eu esquecia que o país tinha 250 mil mortos pela pandemia. Ela iria buscar seus materiais na FE e era difícil para ela essa despedida, porque ali estava uma vida de dedicação e trabalho. Me pus hoje a pensar sobre a brevidade da nossa passagem, da rapidez das coisas e de como pequenas atividades podem ser as últimas. Essa colega tão humilde era uma gigante nas atitudes, na generosidade. Em uma época de tanta maldade, e de sua consequente banalização, Emília tinha gestos doces e um jeito de falar encantador. Tivemos a oportunidade de viajar algumas vezes, e em vários momentos, a conheci como mãe dedicada, esposa amorosa e avó apaixonada pelas suas netas. Como docente, era uma professora que se aproximava de seus estudantes, tendo empatia por suas dificuldades e atendendo-os quando precisava. Hoje conversava com um colega, que pessoas como ela não deveriam partir. Ela está nos nossos corações e mentes e tenho orgulho de ter convivido e conhecido essa grande mulher!

À você, Maria Emília, nosso reconhecimento, nosso carinho e nossa saudade!

Maria Emília 2

Categorias: notícias