Cartilha - Minha vida na pandemia

Cartilha "Minha Vida na Pandemia"

Dicas sobre como estudar e lidar com ansiedade, família e isolamento na pandemia, produzidas por nossas estagiárias de Psicologia Escolar

A equipe de psicologia da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) disponibilizou a cartilha Minha vida na pandemia. A obra é uma síntese dos encontros promovidos pelo projeto Rodas de Conversas: Vida na Pandemia, que reuniu estudantes do IFG a partir de setembro de 2020, com objetivo de proporcionar espaço de acolhimento e compartilhamento de experiências na pandemia, dentre elas o ensino remoto emergencial adotado pela instituição. A cartilha está disponível para download na página Ações do IFG Câmpus Goiânia durante a Covid-19.

A psicóloga da CAE, Cintia Campos Ferreira, conta que a ideia de reunir as experiências vividas com os alunos nas rodas de conversas veio ao perceber que os diálogos traçados abordavam questões pertinentes à realidade comum dos estudantes e que seria proveitoso compartilhar os conteúdos discutidos com aqueles que não puderam presenciar as atividades do projeto. Segundo a equipe responsável pela produção da cartilha, o objetivo é “traçar diálogos, viabilizar possibilidades e trazer à tona as impossibilidades sobre a vida na pandemia e a rotina acadêmica, que por sua vez envolve relações familiares, ansiedade, isolamento etc.”

No material, os discentes encontram dicas de estudo durante a pandemia, além de reflexões sobre questões que acabam interferindo na rotina das aulas online, como falta de concentração, cansaço, relacionamento com a família, como alinhar estudo e lazer - uma vez que tudo se passa pela tela do celular ou computador - e como lidar com a ansiedade e estresse. Para deixar o conteúdo ainda mais atrativo, a equipe de psicologia da CAE inseriu dicas de filmes, séries e músicas que se relacionam com as temáticas abordadas.

Confira a cartilha Minha vida na pandemia

A cartilha tem direção de conteúdo pedagógico assinado pela psicóloga Cintia Campos Ferreira; organização de Lidiane Xavier Sudré, Marina Kurotusch Canettieri, Rebeca Maria Peres Calgaro e Vitória Sousa Ramalho - estagiárias do Curso de Psicologia da UFG; revisão de Gisele Toassa e coordenação de arte de Carolina K. Canettieri.

Saiba mais: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/161-ifg/campus/goiania/noticias-campus-goiania/24957-cartilha-minhavidanapandemia

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Categorias: Notícias

URL relacionada: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/161-ifg/campus/goiania/noticias-campus-goiania/24957-cartilha-minhavidanapandemia