Foto de capa

Educação Transformadora em Comunidades Ciganas e Quilombolas

On 03/19/22 09:40 . Updated at 03/22/22 09:18 .

Discentes do PPGE publicam capítulos em coletânea sobre Paulo Freire e educação popular.

Maria Lúcia Rodrigues e Ivone Xavier Mendes participam de publicação com suas pesquisas.

Ebook disponível no link abaixo.

 

 

 

O capítulo de Maria Lúcia RODRIGUES tem por título A CULTURA CIGANA: INVISIBILIDADE E BUSCA POR UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA e resulta de pesquisa etnográfica /participante realizada com a comunidade cigana do município de Trindade–GO nos anos de 2013 a 2015. Tendo como parâmetro o ambiente de duas escolas estaduais, com significativa clientela cigana, foi possível, segundo a autora, observar o comportamento dos alunos em uma delas, sendo perceptível a invisibilidade de sua cultura nos ambientes escolares e até mesmo sociais. Essa observação colaborou para a pesquisa que, buscou (re)conhecer sua cultura e propor a sua inserção ao currículo da Escola. O estudo apresentou a urgência em se questionar quais ações asseguram diálogos sobre a cultura do outro, objetivando fazer uma reflexão sobre a prática educacional na escola, intuindo a necessidade de preservar os saberes locais dos ciganos. O aporte teórico se encontra nas ideias freirianas e nas de Carlos Rodrigues Brandão, consagrado pesquisador da cultura popular. Atualmente Maria Lúcia é orientanda da Profa. Dra. Solange Martins Oliveira Magalhães, com co-orientação do Prof. Dr. Wilson A. Paiva.

O e-book foi organizado pelo instituto Paulo Freire, associado ao curso de especialização, e está disponível pelo link para baixar o livro é: https://bit.ly/e-bookPFEP

Pesquisa participante

Maria Lúcia (à direita) em visita às comunidades ciganas.

 

O capítulo de IVONE XAVIER MENDES, tem como título ‘‘A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA, MEMÓRIAS E SABERES TRADICIONAIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA KALUNGA’’, seu objetivo é fazer uma reflexão sobre as práticas educativas em comunidades quilombolas, mostrando  que é possível uma educação que transforma, liberta os educandos remanescentes de quilombo da opressão, discriminação, devolvendo sua dignidade e também resgatando e preservando os saberes culturais local.

Ivone Xavier Mendes, ex-professora em comunidade remanescente de quilombo situado em Monte Alegre de Goiás, está desenvolvendo sua pesquisa na linha de Cultura e Processos Educacionais, e seu objeto de pesquisa é a cultura Kalunga, orientada pela professora Doutora Solange Magalhães.

Estudantes remanescentes quilombolas dançando a sussa, dança típica da comunidade.

Estudantes remanescentes quilombolas dançando a sussa, dança típica da comunidade.

 

PARA BAIXAR O EBOOK ACESSE:

Source: https://bit.ly/e-bookPFEP

Categories: Notícias Noticias