
Informações sobre acesso à internet na Faculdade de Educação
Confira os tutoriais de acesso e as recomendações de uso
Prezada comunidade acadêmica da Faculdade de Educação da UFG,
Nos últimos meses estivemos em contato constante com o Centro de Recursos Computacionais da UFG, a fim de melhorarmos a qualidade e solucionarmos problemas de conexão com a internet da faculdade. Entendemos que, nessa retomada que se inicia, vamos precisar de conexão mais que em qualquer outro momento passado. Por isso, estivemos em esforço constante para que no momento de retorno a qualidade de internet oferecida fosse satisfatória e suprisse as novas necessidades que teremos. Nas últimas semanas, identificamos problemas e fizemos alterações de infraestrutura que já tiveram impacto positivo na qualidade de conexão. Contudo, a internet oferecida pela universidade ainda apresenta muitas limitações. Redes sem fio invariavelmente apresentam mais instabilidade que redes cabeadas, principalmente em um prédio grande e movimentado como o nosso. Além disso, a falta de verbas e o sucateamento pelo qual as universidades brasileiras têm sido submetidas também agravam as limitações de serviço de internet, dificultam a compra de equipamentos mais novos, com tecnologias mais robustas, e a própria manutenção da infraestrutura de rede. Não apenas internamente, mas na UFG como todo. Por isso, ainda estamos trabalhando em conjunto com o CERCOMP para implementar as melhores soluções possíveis para este momento. E, agora, precisamos também da compreensão e da colaboração de toda a comunidade universitária da FE. Por isso, separamos algumas informações e recomendações sobre o uso da internet institucional:
- O acesso à rede sem fio é autorizado mediante o uso do login e senha de acesso aos serviços UFGNet (os mesmos do SIGAA, E-mail institucional, SEI, etc.). O tutorial de como se conectar está disponível em: https://www.cercomp.ufg.br/p/38803-tutorial-eduroam. É necessário ter atenção a todos os detalhes do tutorial porque pequenos erros podem impedir a conexão ou impactar muito a qualidade de utilização da internet.
- Existe também uma nova ferramenta que faz de forma automatizada a configuração da rede sem fio. Ela fica disponível em: https://cat.eduroam.org/. Ao clicar em “Clique aqui para descarregar o seu instalador eduroam®” é necessário procurar a UFG na listagem e realizar o download do instalador e executá-lo. Após seguir os passos de instalação e fornecer login e senha corretamente a conexão estará pronta. Ainda não há tutorial de utilização dessa ferramenta produzido pela UFG, por isso é possível que em alguns dispositivos ela não funcione. Caso isso ocorra, utilize o tutorial acima.
- O acesso à rede sem fio é limitado a 4 (quatro) dispositivos diferentes utilizando o mesmo login único e senha. Essa restrição serve para impedir tanto o acesso de usuários com senhas comprometidas quanto o uso indiscriminado da rede. Por esse motivo, não compartilhe seu login único e senha, eles são pessoais e intransferíveis. Em caso de impedimento de acesso pela limitação de dispositivos, e tendo a certeza de não ter conectado os 4 aparelhos, acesse o portal UFGNet para realizar a troca de sua senha, lembrando de atualizar as credenciais de acesso à rede em seguida, conforme os tutoriais acima.
- Dê preferência, sempre que possível, ao uso da internet cabeada. A conexão será mais rápida e estável, sem risco de quedas ou interferências. Para videoconferências, transmissão de filmes/vídeos e outras atividades que demandem mais da conexão, o ideal é que seja utilizada somente a internet via cabo.
- Evite o uso da internet institucional para fins pessoais, como downloads de arquivos não relacionados à atividades acadêmicas, transmissão de conteúdo de entretenimento e lazer ou jogos online, por exemplo. Isso pode atrapalhar a realização de aulas, bancas, reuniões e de outros trabalhos administrativos importantes para o bom funcionamento da universidade.
- Não é permitida a instalação de aparelhos domésticos na rede da universidade, tais como roteadores, modems, pontos de acesso, switches, repetidores de sinal, dentre outros. Assim como também não é permitida a criação de redes sem fio com senhas privadas a partir da rede institucional. Desde 2018 foi detectado um problema persistente na rede de todo o prédio que fazia com que alguns computadores levassem até mais de 30 minutos para conseguirem conexão com a internet, principalmente nas secretarias. Somente agora, em maio de 2022, com o trabalho de dois técnicos do CERCOMP, após 3 visitas técnicas, foi possível identificar a origem do problema: um roteador doméstico que foi plugado na rede para criar outra rede interna sem fio. As configurações de aparelhos domésticos são incompatíveis com a rede da universidade e causam interferência de sinal por utilizarem as mesmas frequências, por isso, todos esses aparelhos precisam ser desativados. A instalação de quaisquer outros dispositivos de rede só pode ser realizada pelo CERCOMP e com autorização da Direção da unidade, mediante justificativa de necessidade.
- A qualidade da internet depende diretamente da quantidade de pessoas conectadas por região. Temos pontos de acesso espalhados por toda a faculdade. Quando possível, dê preferência para utilizar a rede sem fio em locais com menor concentração de pessoas.
- Muitas vezes a lentidão da internet não é por conta da conexão e sim do aparelho que está acessando. Sempre mantenha os equipamentos institucionais sob sua responsabilidade atualizados, sem arquivos obsoletos e desnecessários. Nos aparelhos mais antigos é importante abrir um programa de cada vez e não fazer tarefas simultâneas, além de esperar alguns minutos após ligar o computador para começar a utilizá-lo. E, sempre que for necessário, a manutenção do aparelho deve ser solicitada ao responsável. Essas orientações valem também, no que for possível, a equipamentos de uso pessoal.
- Com base nas recomendações do relatório do CERCOMP sobre melhorias na internet da faculdade, ainda faremos um novo reposicionamento dos pontos de acesso de internet sem fio do prédio nos próximos dias. Esse reposicionamento trará melhorias na distribuição de internet pelo prédio, assim como na qualidade do sinal.
Caso surjam novas informações, as comunicaremos à vocês. Contamos com a colaboração e a compreensão de todos.
Direção, Coordenação Administrativa e Laboratório de Informática e Multimídia da FE-UFG.
Categories: Notícias