GEI

Marco Internacional: Primeira Reunião do GEI ROUSSEAU

Foi realizada no dia 13 de setembro de 2022 de modo remoto a primeira reunião do grupo internacional GEI-ROUSSEAU com a participação de pesquisadores de diversos países latino-americanos.

O GEI-ROUSSEAU (Grupo de Estudios Iberoamericanos en Rousseau) foi criado no início do ano (2022) pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva (PPGE/FE/UFG), com o objetivo de congregar os pesquisadores iberoamericanos que se dedicam a temáticas vinculadas ao pensamento do filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), considerado o "pai da educação moderna".

Neste dia 13/09/22 foi realizada a primeira reunião do grupo, ainda no modo remoto, com a participação de professores e estudantes de instituições de vários países, como Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, Colombia, Venezuela, México, entre outros. Durante a reunião foram discutidos os objetivos do grupo, dentre eles a realização de um Congresso (virtual) em março de 2023.

A mesa diretora do Grupo/Rede ficou assim constituída:

Coordenador: Wilson Alves de Paiva (PPFE/FE/UFG) - Brasil

Vice-coordenadora: Vera Waksman (Universidad Pedagógica Nacional) - Argentina

Secretário: Luis Antonio Velasco Guzmán (Universidad Nacional Autónoma de México) - México

"A iniciativa vem preencher um vazio que existia e, assim, criar um canal para possibilitar muitas trocas acadêmicas e intensificar nossas relações com os países da América Latina", ressaltou o coordenador, Prof. Wilson Paiva.

Do mesmo modo se manifestou o secretário eleito, Prof. Luis Antonio Guzmán, dizendo: "será un espacio desde donde, con mucha seguridad, nuestro GEI-Rousseau ofrecerá las vías - hasta ahora inexistentes - para la sistematización y organización de los esfuerzos que venimos realizando de manera individual al investigar el pensamiento de Rousseau en el ámbito interamericano, cuyos resultados ofrecerán una visibilización clara de nuestro trabajo ante el mundo de la investigación sobre Rousseau".

A lista dos membros encontra-se em: https://nepefe.fe.ufg.br/p/42695-gei-rousseau