Software

On 12/23/11 00:01 .

Softwares nos Laboratórios de PROINFO (análise didático-pedagógica)

Coordenação

Profa. Dra. Walderês Nunes Loureiro


Objetivos

. Identificar quais os softwares mais usados nos laboratórios do PROINFO, as empresas que os produzem e quais disciplinas do currículo escolar a quais se destinam;
. Analisar aspectos didáticos-pedagógicos dos softwares mais utilizados a fim de constituir um banco de dados com as informações obtidas;
. De que forma os softwares estão sendo inseridos no currículo escolar, e se realmente estão auxiliando os alunos no processo educacional;
. Verificar em quais disciplinas estão sendo utilizados os programas e qual a relação dos conteúdos dos softwares com as disciplinas do currículo escolar;


Justificativa

Este plano de pesquisa vincula-se ao projeto INFOVIAS E EDUCAÇÃO, contemplado com recursos da SECTEC/GO, que busca incorporar as redes eletrônicos nos processos educacionais e, em especial, no de formação de professores para uma convivência mais produtiva e prazerosa dos docentes com as novas tecnologias de comunicação e informação.

Ensino e tecnologia da informação e de comunicação são áreas cada vez mais próximas e juntos têm sido determinantes na definição de novas políticas e estratégias de educação e de qualificação profissional. Destaca-se a implementação das redes digitais de informação (Infovias) que unem regiões e culturas diferenciadas e distantes, aproximando diversos setores da sociedade, constituindo importante oportunidade de inserção de regiões economicamente periféricas no processo de desenvolvimento nacional. A incorporação das redes eletrônicas pelos processos educacionais formais e tradicionais constitui um grande desafio contemporâneo. Educação continuada, educação a distância são novas demandas para o campo da educação: como atender satisfatoriamente a essa nova realidade? 

A atual política educacional tem se mostrado favorável à utilização das mídias na educação, devido à necessidade de que a educação, em especial a educação escolar e seus professores, acompanhe as mudanças que estão acontecendo e os docentes incorporem as inovações no seu fazer docente.

Os cursos de formação de professores além de incorporarem essa preocupação em seus currículos e aulas, necessitam conhecer e analisar como estão ocorrendo as experiências de introdução das novas tecnologias, em especial a informática, nas escolas.

Assim, este plano pretende investigar o Programa de Informatização das escolas Proinfo em quatro municípios: Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão, além de Goiânia, no que se refere a analisar os softwares mais utilizados nos laboratórios do Proinfo das escolas de educação básica, identificando as empresas que os elaboram, a concepção didático-pedagógica dos mesmos, bem como a quais disciplinas do currículo escolar se destinam.

As sociedades contemporâneas devido o desenvolvimento científico e tecnológico vêm passando por um processo de globalização econômica e mundialização da cultura inegáveis . A educação e as escolas também estão inseridas neste processo de mudanças tecnológicas. Este processo de tecnologização social, via infovias, nos proporcionará um maior intercâmbio em nível regional facilitando assim, a interação com outras instituições formadoras de professores, possibilitando troca de informações e experiências sobre as realidades sociais, enriquecendo-se mutuamente.


Metodologia

Conforme Thiollent (1986:21), em ciências sociais, não existe padrão de cietificidade universalmente aceito, podendo-se optar por procedimentos de pesquisa que não são aceitos pela maioria dos pesquisadores, mas não abandonam a preocupação científica de rigor na produção do saber. 

O presente plano de pesquisa insere-se neste caso. Buscará a produção do conhecimento em parceria e usando (rede goiana de informação) para obtenção dos dados e socialização dos resultados.

A parceria se fará com quatro pólos da Rede Goiana de Informação (RGI) localizados nas cidades de Goiânia, Anápolis, Jataí, Rio Verde e Catalão. Essas cidades foram escolhidas por várias razões. Em primeiro lugar fazem parte da RPN-Redes Regionais , só cidades com alta densidade populacional, estão estruturadas fisicamente em universidades e permitem conexão dedicada, isto é, há conexão permanente com a rede.

O intercâmbio entre as cinco unidades envolvidas: Universidade Estadual de Goiás (Anápolis), UFG (campus de Rio Verde, Jataí e Catalão) e Fundação de Ensino Universitário de Rio Verde (FESURV) se dará por meio eletrônico, facilitando a comunicação, sem que os pesquisadores envolvidos tenham de se locomover de uma cidade a outra.

A coleta de dados se fará em cada cidade e serão transmitidas via RGI. Os dados coletados serão analisados pela equipe de pesquisadores do projeto Infovias e Educação, situada na FE/UFG, em Goiânia. Os dados de Goiânia serão coletados nas escolas que têm laboratório do Proinfo, estaduais e municipais.