PROINFO

On 12/23/11 00:01 .

Laboratórios do PROINFO e necessidades dos professores

Objetivos

Possibilitar intercâmbio de produção de conhecimento entre a cidades de Goiânia,Rio Verde, Anápolis, Jataí, Catalão por meio da rede goiana de Informação-Infovia .

Caracterizar as experiências realizadas nos laboratórios do PROINFO analisar se elas suprem as necessidades dos professores e alunos que as executam.

Identificar e analisar as opiniões dos professores das escolas onde tem laboratório do Proinfo quanto aos aspectos positivos e negativos do processo de informatização das escolas e do uso pedagógico do computador.

Justificativa

Este plano de pesquisa vincula-se ao projeto INFOVIAS E EDUCAÇÃO, contemplado com recursos da SECTEC/GO, que busca incorporar as redes eletrônicos nos processos educacionais e, em especial, no de formação de professores para uma convivência mais produtiva e prazerosa dos docentes com as novas tecnologias de comunicação e informação.

Ensino e tecnologia da informação e de comunicação são áreas cada vez mais próximas e juntos têm sido determinantes na definição de novas políticas e estratégias de educação e de qualificação profissional. Destaca-se a implementação das redes digitais de informação (Infovias) que unem regiões e culturas diferenciadas e distantes, aproximando diversos setores da sociedade, constituindo importante oportunidade de inserção de regiões economicamente periféricas no processo de desenvolvimento nacional. A incorporação das redes eletrônicas pelos processos educacionais formais e tradicionais constitui um grande desafio contemporâneo. Educação continuada, educação a distância são novas demandas para o campo da educação: como atender satisfatoriamente a essa nova realidade?

A atual política educacional tem se mostrado favorável à utilização das mídias na educação, devido à necessidade de que a educação, em especial a educação escolar e seus professores, acompanhe as mudanças que estão acontecendo e os docentes incorporem as inovações no seu fazer docente.

Os cursos de formação de professores além de incorporarem essa preocupação em seus currículos e aulas, necessitam conhecer e analisar como estão ocorrendo as experiências de introdução das novas tecnologias, em especial a informática, nas escolas.

Assim, este plano pretende investigar o Programa de Informatização das escolas - Proinfo em quatro municípios: Anápolis, Rio Verde, Jataí e Catalão, além de Goiânia, no que se refere a caracterizar as experiências desenvolvidas nos laboratórios do Proinfo nas escolas de educação básica e analisar se elas atendem as necessidades dos professores e dos alunos.

A mais nova geração do século XX tem nascido "antenada" na informática, na Internet, nos jogos eletrônicos e tantas outras parafernálias do mundo cibernético em que vivemos. Neste contexto cultural um simples toque no computador pode garantir facilidades extraordinárias, fazendo com que as distâncias enormes se tornem irrelevantes. Devido a esse grande desenvolvimento tecnológico, nossos professores precisam constantemente de educação continuada, de maneira a minimizar as distâncias culturais entre as gerações.

Metodologia

Conforme Thiollent (1986:21), em ciências sociais, não existe padrão de cietificidade universalmente aceito, podendo-se optar por procedimentos de pesquisa que não são aceitos pela maioria dos pesquisadores, mas não abandonam a preocupação científica de rigor na produção do saber.

O presente plano de pesquisa insere-se neste caso. Buscará a produção do conhecimento em parceria e usando (rede goiana de informação) para obtenção dos dados e socialização dos resultados.

A parceria se fará com quatro pólos da Rede Goiana de Informação (RGI) localizados nas cidades de Goiânia, Anápolis, Jataí, Rio Verde e Catalão. Essas cidades foram escolhidas por várias razões. Em primeiro lugar fazem parte da RPN-Redes Regionais , só cidades com alta densidade populacional, estão estruturadas fisicamente em universidades e permitem conexão dedicada, isto é, há conexão permanente com a rede.

O intercâmbio entre as cinco unidades envolvidas: Universidade Estadual de Goiás (Anápolis), UFG (campus de Rio Verde, Jataí e Catalão) e Fundação de Ensino Universitário de Rio Verde (FESURV) se dará por meio eletrônico, facilitando a comunicação, sem que os pesquisadores envolvidos tenham de se locomover de uma cidade a outra.

A coleta de dados se fará em cada cidade e serão transmitidas via RGI. Os dados coletados serão analisados pela equipe de pesquisadores do projeto Infovias e Educação, situada na FE/UFG, em Goiânia. Os dados de Goiânia serão coletados nas escolas que têm laboratório do Proinfo, estaduais e municipais.