Intercâmbio
Intercâmbio na área de História da Educação
Coordenação
Profa. Dra. Walderês Nunes Loureiro
Justificativa
"O intercâmbio acadêmico é algo que se pratica desde a origem das universidades". (Saviani, 1999: 9) O conceito de universidade está ligado ao conceito de universalidade do saber, o que por sua vez implica em intercâmbio, troca e socialização do conhecimento produzido ou em processo de produção.
No Brasil, a partir da década de 80, os pesquisadores da área de educação passaram, de forma mais acentuada, a divulgar suas produções acadêmicas através de congressos, encontros e conferências. Além dos eventos nacionais, os pesquisadores da área de educação do Estado de Goiás têm intensificado esse intercâmbio através das Semanas da Faculdade de Educação, das quais, no corrente ano se realiza a nona, e de Encontros Estaduais de professores e alunos dos cursos de licenciatura.Entretanto, até agora , esse intercâmbio tem consistido de troca de experiências e pesquisas mas sem nenhum passo no sentido de elaborações conjuntas sobre temas comuns ou mesmo a realização conjunta de estudos e pesquisas . Esse Projeto, por isso, pretende ser a possibilidade de construção dessa nova etapa, a de formulação conjunta de projetos de investigação sobre temas ou problemas de interesse comum aos professores de história de educação. O primeiro passo nesse sentido seria o de intercambiar como está sendo o ensino de história da educação nos cursos de pedagogia, que, na sua totalidade, formam professores. Quais são os programas desenvolvidos? Quais os pressupostos desses programas? Qual a periodização da história da educação adotada nesses programas e por que? Este intercâmbio não teria como objetivo qualquer padronização do ensino de história da educação nos cursos de pedagogia do Estado de Goiás nem estabelecer um progra da disciplina como parâmetro. Ele tem como objetivo estabelecer conexões, interesses comuns que poderão ser objeto de estudos mais aprofundados e sistematizados.
Esse intercâmbio com vista a estudos conjuntos de professores de história da educação se justifica, em primeiro lugar, porque uma das exigências que se fazem a um professor universitário é que ele seja capaz de refletir sobre a sua disciplina, de interrogar-se sobre o sentido do seu trabalho e de perceber os desafios do seu tempo, de pensar a sua ação nas continuidades e mudanças do trabalho pedagógico, de participar criticamente na construção de uma escola mais atenta às realidades de diferentes grupos sociais.
Em segundo lugar, a história da educação vive hoje um tempo de balanço, não porque estejamos entrando em novo milênio mas porque, com a "Nova História" a História da Educação se viu reforçada a investigar e a produzir obras que ajudaram a consolidá-la como uma área na comunidade científica. Nesse momento de balanço, se faz necessária a revisão das temáticas que estão sendo trabalhadas na disciplina e, ao mesmo tempo, a abordagem de novas temáticas se impõe.
Em terceiro lugar, esse intercâmbio com os seus desdobramentos é uma efetiva formação continuada de professores. Não uma formação por cursos, ou através de "reformas" indicadas ou impostas por Secretarias ou pelo MEC, nem aquela motivada por pacotes milagrosos e salvadores da educação. É a formação dos professores a partir de suas necessidades, dos seus desafios cotidianos das questões suscitadas pelo seu trabalho docente. É uma formação através de estudos mas através de temáticas, instrumentos e metodologias definidos pelos professores. Estes serão autores de sua formação.
Este projeto pretende desenvolver um trabalho coletivo entre os professores de História da Educação dos cursos de Pedagogia de Goiânia, Anápolis, Catalão, Jataí e Rio Verde que são as cidades definidas pelos critérios de alta densidade populacional e por possuírem universidades e estarem integradas às Redes Regionais.
Objetivos
Objetivo geral
Objetivos específicos
Estabelecer, de preferência via Internet, com professores de História da Educação desses cursos de pedagogia, um vínculo de discussão e intermediação de experiências sobre ensino da disciplina;
Subsidiar a discussão desses professores com análises e bibliografia, contribuindo para o aprimoramento do trabalho pedagógico;
Inventariar o ensino e pesquisa de História da Educação nos cursos de pedagogia mencionados;
Organizar um Catálogo Geral de referências de material para uso dos professores de História da Educação ou disciplinas afins tais como: vídeos/filmes, textos e fotografias;
Socializar os produtos deste projeto através de uma página na INTERNET.
Publicar o resultado desse projeto, incluindo a análise das discussões efetivadas e os materiais produzidos.
Metodologia
Discutir esse Projeto com os professores envolvidos através da INTERNET;
Fazer intercâmbio, entre os participantes, de informações sobre o ensino e pesquisa em história da educação;
Efetuar a compra e/ou reprodução de material selecionado no item anterior.
Catalogar o material adquirido, produzindo uma listagem desses materiais;
Disponibilizar estes catálogos na INTERNET;
Produzir texto, analisando a experiência, para apresentação em seminários da área da Educação;
Promover seminário com os participantes do Projeto para avaliá-lo e decidir sobre a sua continuidade.