Infovias

Em 23/12/11 00:01.

Projeto Infovias e Educação

O Projeto Infovias e Educação foi desenvolvido em 1998 e participou da seleção de financiamento da SECTEC/GO, no mesmo ano, sendo contemplado com recursos que foram, em parte, liberados a partir do mês de março de 2000.

Nesse meio tempo, a dinamicidade característica da sociedade e das suas instituições delineou um novo quadro, tanto na FE/UFG, como no estado de Goiás. No estado de Goiás, a criação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) transformou as faculdades isoladas estaduais existentes em unidades da UEG, totalizando 25, mais a sede em Anápolis.

Em relação ao projeto da SECTEC Rede Goiana de Informações (RGI) um quadro diferente também se delineia, tais como a celebração de convênios entre a secretaria e o Ministério da Ciência e Tecnologia MCT que objetivam estabelecer regime de mútua cooperação entre os partícipes para a realização de ações e esforços em atividades de comum interesse e através da mobilização de recursos humanos e materiais para implementação do projeto Infovias para o desenvolvimento do estado de Goiás.

A Infovia consiste no backbone para acesso a RGI montado no interior do estado de Goiás, sendo que, a partir de 1995, o Ponto de Presença POP/GO da Rede Nacional de Pesquisa RNP foi estabelecido formalmente, estando fisicamente instalado nas dependências da Telegoiás, no centro de Goiânia.

A instalação da Infovia foi estruturada pela necessidade de atender grandes e pequenas cidades do estado tendo em vista o futuro uso da Infovia por projetos como o PROINFO Programa de Informatização das Escolas do MEC/SECEDU, como também levou em conta a existência de centro de ensino superior ou de pesquisa na cidade ou região. A Infovia atende 35 cidades no interior do estado para permitir a conexão de usuários institucionais à RNP.

Nesse contexto, e em virtude de um novo quadro também na FE/UFG, a coordenação do projeto passará para a Profa. Mirza Seabra Toschi.

O presente estudo buscará estabelecer conexões em projetos de pesquisa em parceria em quatro pontos do estado, nível II (cidade com alta densidade populacional, Universidade e incluída no RNP-Redes Regionais) que são Anápolis, Catalão, Jataí e Rio Verde. Esse projeto de investigação inclui sub-projetos de Iniciação Científica (Proinfo formação de professores e softwares), e três sub-projetos de pesquisa. Um deles, sob a coordenação da Profa. Dra. Walderês Nunes Loureiro, objetiva instalar intercâmbio entre professores de História da Educação dos cinco pólos criando vínculo de discussão e intermediação de experiências sobre o ensino da disciplina, organizando um catálogo de referências de material audiovisual para uso na disciplina. Outro projeto, sob a coordenação da Profa. Ms. Cleide Aparecida Carvalho Rodrigues, objetiva criar nos cinco pólos um campo de investigação pedagógica para produção de materiais midiáticos sobre conhecimentos acerca do processo ensino-aprendizagem destinados à formação de professores, na modalidade de ensino a distância. Os sub-projetos serão detalhados adiante.

O Projeto Infovias e Educação está cadastrado na PRPPG da Universidade Federal de Goiás sob o nº 33 00 00 00 31