Joao

Professor da FE em estágio pós-doutoral em Lisboa

O Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira, do PPGE da Faculdade de Educação da UFG se encontra em Portugal para realizar parte de seu estágio pós-doutoral no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa).

O Prof. Dr. João Ferreira de Oliveira, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da UFG, está realizando seu estágio de pós-doutoramento, no período de 01/09/2023 a 31/08/2024, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a Supervisão da Profa. Dra. Márcia Ângela da Silva Aguiar (UFG), Professora Titular da UFPE e Presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O objetivo geral da pesquisa é, por meio de revisão sistemática de literatura, “identificar e analisar a produção científica, bem como estudos e documentos, que examinam metodologias de avaliação de políticas e planos de educação, sobretudo no tocante às políticas, programas e ações no campo da educação superior”.

O programa de investigação e participação em outras atividades acadêmicas inclui o estágio no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), sob a supervisão da Profa. Luísa Cerdeira, visando o aprofundamento em estudos acerca das “metodologias de avaliação de políticas e planos de educação, sobretudo no tocante às políticas, programas e ações no campo da educação superior”, com ênfase na produção em Portugal, no Período: 15/02/2024 a 15/05/2024.

Ao longo da investigação estão sendo utilizadas abordagens qualitativas e qualitativas, em função dos procedimentos metodológicos previstos. O estudo implica, sobretudo, a realização de pesquisa bibliográfica e documental, mediante levantamentos em bases científicas de produção intelectual relevantes. No Brasil estão sendo usadas as seguintes bases de dados para busca dos artigos e outros documentos: Biblioteca Digital Brasileira de Teses (BDTD), Periódico Capes; Scielo; Buscador Google acadêmico. Em Portugal, além da biblioteca do IE-Ulisboa, a pesquisa está sendo feita especialmente via: https://arquivo.pt/ e https://www.b-on.pt/acesso-aberto/

Port

Categorias: Notícias Noticias