folder exp Percepcoes do Invisivel

Percepções do invisível, olhares em liberdade

Em 07/10/24 10:59. Atualizada em 07/10/24 11:14.

Exposição Coletiva de Artes Visuais de 8 a 18 de outubro na Câmara Municipal

Universidade Federal de Goiás, Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Goiânia e outras parcerias realizarão exposição coletiva de artes visuais "Percepções do Invisível. Olhares em Liberdade". Com produções de usuários e usuárias dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do estado, a mostra, que iniciará dia 08/10 com palestra de abertura às 10h, estará aberta para visitação até 18 de outubro na Câmara Municipal.

Invisibilidade não é inexistência. Pelo contrário, o invisível existe e é até mesmo sensível. Mesmo que por vezes não seja palpável, podemos sentir o invisível, como quando sentimos a alegria de fazer algo que gostamos ou do qual nos orgulhamos. Através desses sentimentos do invisível percebemos a liberdade, a autonomia e a potência da subjetividade, do ser livre, tudo isso expresso em arte. Essa expressão e sua percepção só são possíveis em liberdade, não em manicômios enclausuradores e desumanos, assassinos da subjetividade e do ser (verbo) humano. Pensando em tudo isso, trazemos a invisibilidade para o sensível. O olhar, algo tão imaterial, torna-se sensível nas pinturas, gravuras e fotografias dos usuários dos serviços de saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Goiás. As pinturas e gravuras são o resultado da autonomia no tratamento em liberdade daqueles que, em outros momentos, seriam internados em instituições asilares. Já as fotografias são o produto de oficinas fotográficas, nas quais o olhar dessas pessoas se materializa e assim podemos enxergar um instante em sua visão. Com todo esse material, organizamos a Exposição Coletiva de Artes Visuais: Percepções do invisível, olhares em liberdade, que estará aberta para visitação de 08 a 18 de outubro de 2024, na Câmara Municipal de Goiânia, no espaço Célia Câmara. Para a abertura da exposição planejamos a palestra de abertura Percepções do invisível: arte como expressão e cuidado em saúde mental em liberdade, que acontecerá no dia 08 de outubro às 10h no Auditório Carlos Eurico da Câmara Municipal de Goiânia. 

Serviço
Exposição Coletiva de Artes Visuais: Percepções do invisível, olhares em liberdade
Período:  08 a 18 de outubro de 2024
Visitação: 07h às 18h
Local: Câmara Municipal de Goiânia. Espaço Célia Câmara

Palestra de abertura - Percepções do invisível: arte como expressão e cuidado em saúde mental em liberdade
Dia - 08/10
Horário: 10h - 12h
Palestrantes:

  • Clemici Lima Corrêa - Terapeuta Ocupacional, Centro de Cultura e Convivência Cuca Fresca/ Prefeitura de Goiânia
  • ⁠Larissa Arbués Carneiro - Professora do IPTSP/ UFG
  • ⁠Marcus Vinícius S. Barbosa. Compositor e intérprete, usuário do CAPS Ipê, Goiânia 
  • Mediação: Gardenia de Souza Furtado Lemos - Professora da FE/UFU

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2jJOm_pGyNc4mjPURHFrSb_ZkSRg4EfN99d1UyjgT9p7yZQ/viewform?pli=1
Organização e curadoria: Adelvair Helena dos Santos, Clemici Lima Corrêa, Gardenia de Souza Furtado Lemos, Larissa Arbués Carneiro, Maria Olina Gomes, Natan Vitor da Silva. 

Realização e apoio: Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Goiás; Centro de Cultura e Convivência Cuca Fresca /SMS/ Prefeitura de Goiânia; Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Goiânia; Memória da Saúde Mental em Goiás - IPTSP/UFG; RAPS em Goiás; Sarau (R)Existimos - FE/UFG; Sindicato dos Docentes das Universidades Federais em Goiás 

Contatos para mais informações

 

folder exp Percepcoes do Invisivel

Categorias: Notícias