Banco de Sangue HC.png

Banco de Sangue do HC convida todos para doar sangue

Em 14/07/25 15:52. Atualizada em 14/07/25 15:54.

Apenas 1,4% dos brasileiros doa sangue e esse número costuma se reduzir nas férias

Texto: Caroline Pires

 

Você sabia que apenas 1,4% da população brasileira é doadora de sangue? A Organização Mundial de Saúde recomenda que esse número seja de 1 a 3% e leve sempre em conta as necessidades específicas de cada região. Visando incetivar essa prática, que deve fazer parte da rotina de todos, o Hospital das Clínicas/Ebserh-UFG lança no dia 17/7, às 9h a Campanha Doe Sangue, doe vida. Essa necessidade aumenta ainda mais durante períodos de férias ou feriados prolongados, períodos em que as doações costumam sofrer quedas. No geral, homens podem doar até quatro vezes por ano e mulheres podem fazer três doações.

Luciana Marinho, responsável técnica pelo Banco de Sangue do Hospital das Clínicas Ebserh-UFG exemplificou que uma bolsa de sangue é possível obter pelo menos quatro tipos de componentes do sangue, que podem ser utilizados desde o tratamento de anemia até em pacientes oncológicos. "O nosso Hospital das Clínicas é referência em diversas áreas de tratamento, e essa alta complexidade demanda do banco de sangue um estrutura adequada para atender todos esses procedimentos", explicou. Após a coleta, o material passa por exames de Chagas, Sífilis, Hepatite, Aids, Anemia e tipo Sanguíneo. Havendo a liberação, os hemocomponentes são disponibilizados para a transfusão dos pacientes, podendo salvar até quatro vidas.

Doe sangue

Para ser doador, o indivíduo precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. A recomendação é não estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e levar documento com foto. Os interessados em doar sangue devem se dirigir ao Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh portando documento original de identificação com foto, como Carteiras e/ou Cédulas de Identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97), ou outros válidos como documento de identificação.

O Banco de Sangue do HC-UFG/Ebserh está localizado na Primeira Avenida, S/N, Setor Leste Universitário, Goiânia-GO. CEP: 74605-020 (próximo ao Cerof da UFG), e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h45, sem intervalo para o almoço. O doador pode comparecer ao Banco de Sangue do HC-UFG no horário de funcionamento, ou se preferir, pode fazer o agendamento do horário de sua doação pelos telefones (62) 3644-8179 ou (62) 99108-5774.

Para o dia da doação recomenda-se:

Não estar em jejum;
Fazer uma alimentação leve e balanceada, evitando alimentos gordurosos, leite e derivados 3 (três) horas antes;
Se vier doar à tarde, aguardar 2 (duas) horas após o almoço;
Ter repousado no mínimo 6 (seis) horas na noite anterior;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por, pelo menos, 2 (duas) horas antes da doação;
Após a doação interromper por 12 horas atividades como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.
Pessoas que não podem doar:

Aquelas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade;
Mulheres que estejam grávidas ou até um ano após o parto;
Indivíduos expostos a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e Doença de Chagas;
Usuários de drogas ilícitas;
Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing nos últimos 12 meses;
Aquelas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, no último ano.
No dia da doação, o candidato é avaliado por profissionais que verificarão essas e as demais condições necessárias para a doação.

 

 A25-SIASS-144_Post_2025.png

 

 

Fonte: Secom/UFG

Categorias: Notícias