
Convite para o evento: “Psicologia Crítica no Mundo em Crise: Materialidade, Subjetividade e Trabalho”
CRISE 2 – PSICOLOGIA CRÍTICA NO MUNDO EM CRISE:
MATERIALIDADE, SUBJETIVIDADE E TRABALHO
O CRISE – Núcleo de Estudos e Pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação (FE/UFG) organiza seu segundo evento, CRISE 2, para celebrar o dia do trabalhador realizando uma análise do mundo contemporâneo, intitulado “Psicologia Crítica no Mundo em Crise: Materialidade, Subjetividade e Trabalho”.
Como a Psicologia pode ser um instrumento de análise e crítica de processos psicossociais criados por uma sociedade capitalista em crise? Que condições e possibilidades de ação estão colocadas pelas novas criações materiais em nossa realidade? Para que serve uma Psicologia crítica? Que configurações subjetivas estão colocadas para trabalhadoras e trabalhadores que enfrentam a precarização de sua vida cotidiana? Como pode a psicologia contribuir para a mudança social? Estas são algumas das perguntas que serão discutidas por dois convidados internacionais de renome no campo da Psicologia Crítica na Europa: Prof. Dr. Athanasios Marvakis da Universidade de Tessalônica/Grécia e Prof. Dr. Ernst Schraube da Universidade de Roskilde/Dinamarca.
Haverá tradução consecutiva das palestras.
01/05/2013
Mesa-redonda 1: Psicologia crítica em um mundo de crises - 08:30-11:30
- Prof. Dr. Athanasios Marvakis – Thessaloniki University/Grécia
- Prof. Dr. Ernst Schraube – Roskilde University/Dinamarca
Mesa-redonda 2: Materialidade, subjetividade e trabalho no mundo contemporâneo - 14:00-17:30
- Prof. Dr. Athanasios Marvakis – Thessaloniki University/Grécia
- Prof. Dr. Ernst Schraube – Roskilde University/Dinamarca
Local: Auditório da Faculdade de Odontologia – Campus I da UFG (Setor Universitário).
Debatedores
* * * * *
Athanasios Marvakis
Doutor em psicologia pela Universidade de Tübingen e Profeessor de psicologia clínica e social na Universidade Aristóteles de Tessalônica, Grécia. Pesquisador sobre imigração, processos de aprendizagem em contextos não-formais e movimentos sociais.
* * * *
Ernst Schraube
Doutor em psicologia pela Universidade Livre de Berlin. Professor Associado da Universidade de Roskile, Dinamarca. Pesquisador sobre tecnologia e vida cotidiana, psicologia crítica, subjetividade e materialidade.
Inscrições gratuitas no endereço: http://criseufg.wordpress.com/eventos/