Faculdade de Educação abre curso de Mestrado acadêmico em Psicologia - seleção da primeira turma ocorrerá neste semestre
CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM PSICOLOGIA
O curso de mestrado acadêmico em Psicologia foi recomendado pela CAPES e realizará dois processos seletivos em 2014. O primeiro processo seletivo terá o edital divulgado nos próximos dias e selecionará estudantes para matrícula em setembro de 2014. O segundo processo seletivo ocorrerá no final do segundo semestre letivo de 2014 e selecionará estudantes para matrícula no início do primeiro semestre letivo de 2015. A seguir, descrição detalhada do curso.
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: PSICOLOGIA
Descrição
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) busca contribuir com a produção de um conhecimento que analise de forma crítica manifestações contemporâneas dos fenômenos psicológicos, assim como o processo de constituição da Psicologia enquanto campo de saberes e práticas. A área de concentração em Psicologia focaliza estudos e pesquisas sobre suas bases históricas e epistemológicas e processos psicossociais e educacionais. Pelo estudo tanto de fenômenos psicológicos quanto da constituição da Psicologia como ciência e profissão, o programa aborda a subjetividade em sua complexidade e historicidade, sem cindir, em polos opostos, o individual e o social. Portanto, reconhecendo a diversidade teórica da Psicologia, o Programa pretende aprofundar debates epistemológicos e analisar o fenômeno psicológico em suas dimensões sociais, históricas, políticas e subjetivas.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
- Formar pesquisadores com competências e habilidades para a produção e a análise crítica do conhecimento socialmente relevante na área de Psicologia e para a docência de alto nível.
Objetivos específicos
- Fomentar e desenvolver produção científica de excelência;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da docência na área de Psicologia na região Centro-Oeste;
- Aprofundar e atualizar o conhecimento na área de Psicologia, especialmente no estudo das bases epistemológicas e históricas da Psicologia, assim como no estudo de processos psicossociais e educacionais;
- Contribuir para a articulação e consolidação de grupos de pesquisa em Psicologia, nos níveis local e regional;
- Contribuir socialmente e cientificamente com o desenvolvimento da Região Centro-Oeste;
- Apresentar uma visão crítica referente à área da Psicologia e suas subáreas;
- Desenvolver projetos de Pesquisa e Extensão de qualidade e relevância social;
- Promover a construção de redes locais, regionais e nacionais de intercâmbio científico contribuindo para a produção de um conhecimento crítico e de excelência.
LINHAS DE PESQUISA
Processos Psicossociais e Educacionais
Pesquisas sobre as relações do indivíduo com o trabalho, a cultura, as instituições sociais, assim como a relação entre educação e a formação do indivíduo. Estudo e análise crítica de processos psicossociais e educacionais diversos como: autonomia, violência, autoridade, formação moral do indivíduo e outros.
Bases Históricas da Psicologia
Pesquisas sobre o processo histórico de constituição da Psicologia como campo de saberes e práticas considerando, sobretudo, aspectos sociais, culturais e políticos nos quais se desenvolve.
CORPO DOCENTE DA LINHA DE PESQUISA PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E EDUCACIONAIS
Maria do Rosário Silva Resende
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9438831227539163
Apresentação: Graduação em Psicologia (PUC/GO), Especialização em Psicologia Escolar (PUC/GO), Especialização em Psicopedagogia (PUC/GO), Mestrado em Educação Escolar Brasileira (UFG/FE/PPGE) e Doutorado em Psicologia Social pela PUC/SP. É professora associada de Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia da Educação.
Temas de pesquisa: Formação e Desenvolvimento Humano, Autonomia, Emancipação, Desenvolvimento Moral, Violência, Preconceito, Dependências, Processos Psicossociais e Educacionais.
Sheila Daniela Medeiros dos Santos
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5858200750685265
Apresentação: Graduação em Pedagogia na Faculdade de Educação da UNICAMP. Mestre em Educação na área de Psicologia Educacional e Desenvolvimento Humano – FE/UNICAMP. Doutora em Educação na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Docente do Curso de Psicologia da FE/UFG; Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura – FE/UFG.
Temas de pesquisa: Violência, Linguagem, Mediação Semiótica, Educação Escolar, Formação Humana, Perspectiva Histórico-Cultural.
Silvia Rosa da Silva Zanolla
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5315228656448708
Apresentação: Possui graduação em Psicologia e Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP); com experiência em pesquisas com ênfase em Psicologia Social e Educacional a partir da abordagem teórico crítica da Escola de Frankfurt.
Temas de pesquisa: Indústria Cultural, Infância, Educação Ambiental, Consumo e Violência; Jogos Eletrônicos; Formação de Valores; Metodologia e Epistemologia. Comunicação e Cultura; Teorias da Aprendizagem; Teoria Crítica e Sociedade; Arte, Poder e Cultura.
Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2796807492405078
Apresentação: Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006). Professora Adjunta de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
Temas de pesquisa: Educação e Psicologia; Psicologia da Educação; Desenvolvimento e Aprendizagem; Autoridade; Autonomia; Relação professor-aluno; Disciplina-indisciplina.
Corpo Docente da linha de pesquisa Bases Históricas da Psicologia
Anderson de Brito Rodrigues
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3108480037296614
Apresentação: Graduação em Psicologia. Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás.
Temas de pesquisa: História da Psicologia no Brasil; Relação Psicologia e Educação; Formação do Professor e do Psicólogo; Psicologia Escolar e Educacional.
Cristóvão Giovani Burgarelli
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7094012821984177
Apresentação: Cristóvão Giovani Burgarelli, psicanalista, membro do Espaço Psicanalítico de Goiânia, é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás exercendo funções no curso de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado). Pesquisador nos projetos Entraste (UFG) e SEMASOMa (IEL/Unicamp). Editor da revista Inter-Ação. Doutor em Linguística pela Unicamp. Autor do livro Linguagem e escrita: por uma concepção que inclua o corpo.
Temas de pesquisa: Psicanálise. Linguagem. Arte. Sujeito. Clínica. Formação do psicanalista.
Domenico Uhng Hur
Lattes:http://lattes.cnpq.br/9021644568209077
Apresentação: Professor Adjunto da UFG. Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pela USP, com estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona. Membro do CRISE (Núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação).
Temas de pesquisa: Esquizoanálise, Análise Institucional, Psicanálise de Grupos e Psicologia Política.
Fernando Lacerda Jr.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0864307656064852
Apresentação: Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência na PUC-Campinas. Membro do CRISE (Núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação).
Temas de pesquisa: Psicologia Crítica, Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia da Libertação, História Social da Psicologia, Marxismo.
Gisele Toassa
Lattes:http://lattes.cnpq.br/3606800477592959
Apresentação: Psicóloga e mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Fonoaudióloga pela Universidade de São Paulo e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Estágio pós-doutoral no Program of History and Theory of Psychology, York University, Canadá. Membro do Núcleo CRISE - Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação, na FE-UFG.
Temas de pesquisa: Psicologia Histórico-Cultural; História e Teoria da Psicologia; Psicologia Crítica; Psicologia Escolar; Psicologia no âmbito das Ciências Humanas e Biológicas; Saúde e Desenvolvimento Infantil; Adolescente em Instituições.