NEDESC - Curso de Educação à Distância

Em 23/12/11 00:01. Atualizada em 24/07/12 10:52.

NEDESC - Curso de Educação à Distância

Universidade Virtual do Centro-Oeste (UVCO)

CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GESTÃO ESCOLAR
Cont.: Dr. Luiz Fernandes Dourado
Bolsista PROEC
Catarina de Almeida Santos

 

Modalidade do Curso: Modular
Clientela alvo: Professores e Gestores escolares da escola fundamental e média, com escolaridade prévia de segundo grau completo, da região Centro-Oeste.

 

Justificativa:
A Educação a Distância apresenta-se como modalidade de ensino aprendizagem que tem por objetivo possibilitar a comunicação educativa utilizando-se de diversos meios e materiais auto-instrutivos, possibilitando novas modalidades de interação professor –aluno, através do estímulo à processos de auto-aprendizagem. Nesta perspectiva caracteriza-se como processo educativo onde a interação professor e aluno é intermediada por recursos e materiais apropriados às clientelas específicas de modo possibilitar alternativas ao ensino convencional propiciando, dentre outros, situações de capacitação, aperfeiçoamento e atualização, contribuindo para processos de formação continuada e/ou permanente.

O curso de Extensão de Gestão escolar a Distância, vinculado aos PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR / EAD DA UVCO/UFG, tem por objetivo capacitar professores e gestores da escola fundamental e média da região Centro-Oeste que possuam escolaridade prévia de segundo grau completo. Nesta ótica objetiva complementar conteúdos, estratégias didáticas e pedagógicas da referida clientela, possibilitando o envolvimento dos mesmos (professores e dirigentes escolares) individualmente ou em grupos com temáticas referentes a gestão e organização da escola, de modo a atender com eficiência, qualidade e efetividade as demandas e necessidades educativas sinalizadas pelos sistemas de ensino da região.

O referido curso, de natureza interdisciplinar, busca, ainda, desempenhar um papel relevante frente a problematização das questões cotidianas da gestão escolar, particularmente, da implementação de estratégias e princípios voltados para a democratização da unidade escolar, no que tange ao repensar da prática administrativa dos dirigentes escolares e ao redimensionar da ação político-administrativa em direção a consolidação de uma escola pública democrática e de qualidade.

A estrutura modular será adotada tendo em vista tratar-se de ensino a distância através de multi-meios, onde a flexibilização e sequenciação de conteúdos assumem desdobramentos distintos do ensino convencional, buscando socializar processos político-pedagógicos a setores ou grupos da população que, por razões diversas, têm dificuldades de acesso a programas de formação regulares. Trata-se, portanto, de democratizar o acesso ao conhecimento historicamente produzido através da qualificação de professores e dirigentes escolares.

 

Objetivos:
Geral: Contribuir para a formação técnico-política de professores e gestores da escola fundamental e média da região Centro-Oeste, através de curso de Educação a Distância (ensino por multi-meios), visando o redimensionamento destes frente aos desafios de democratização da gestão escolar, particularmente, na escola pública.

Específico: Instrumentalizar teórico e metodologicamente professores e gestores da escola fundamental e média da região Centro-Oeste, objetivando melhorar o desempenho destes frente a unidade escolar, através da compreensão da importância da implementação de processos de participação e democratização das relações no interior da escola.

 

Maurides Batista de Macedo F. Oliveira
Título do Projeto: Uma Análise sobre o Uso da Documentação Oral nas Pesquisas sobre Educação em Goiás nas décadas de 80 e 90
Bolsista IC/CNPq: Cecília Barbosa Cardoso

 

Nas pesquisas desenvolvidas em Goiás, sobre educação, existe rica e complexa documentação oral. Entretanto, tal documentação encontra-se dispersa e não sistematizada em forma de um banco de dados ou num centro de documentação, e sobre a mesma não foi feita nenhuma análise. A presente pesquisa será dedicada a análise, organização e sistematização da documentação oral utilizada nas pesquisas sobre educação em Goiás não só no MEEB-FE/UFG como também em outras pesquisas realizadas nas décadas de 80 e 90, com o objetivo principal de montar um banco de dados orais ligado diretamente ao NEDESC.

 

É também objetivo desta pesquisa, proceder uma análise da utilização da documentação oral nas pesquisas sobre educação realizadas, nas décadas de 70, 80 e 90 na UFG: Como foi e está sendo a utilização dessa documentação? Quando foram realizadas havia uma discussão mais aprofundada sobre uso dessa documentação? Como foi feita elaboração dos roteiros para a realização das entrevistas? Estavam voltados só para a checagem das informações e busca de elementos para confirmar ou contestar os depoimentos obtidos? A veracidade do depoimento é a preocupação central? Qual o tipo de entrevistas mais comuns: História de vida? Tradição oral? Temática? Como aqueles que utilizam a documentação oral têm lidado com a memória? Trabalhando com a documentação oral, a preocupação foi atingir a objetividade dos depoimentos orais e controlar sua subjetividade? Ou a preocupação foi justamente explorar a riqueza da subjetividade do depoimento oral? Os pesquisadores conseguiram apreender o significado que os fatos tiveram para os narradores, entender como eles interpretam estes fatos e explorar também a diversidade das interpretações, trabalhando as diferenças e contradições contidas nas narrativas, buscando explorar as múltiplas vozes que expressam, de diferentes maneiras, um mesmo fato, pensado e vivido por determinados grupos de pessoas que compartilham uma mesma experiência?