NUFOP - Pesquisas
NUFOP - Pesquisas
A produção acadêmica sobre professores: estudo interinstitucional da região centro-oeste.
Propõe-se estudar os trabalhos de pesquisa sobre o professor realizados nos programas de pós-graduação em educação da UNB, UFG, UFMT, UFMS, UFU e UNIUBE. O caráter cooperativo dessa pesquisa permite agregar pesquisadores de várias áreas e contextos da região centro-oeste, num esforço de superar a fragmentação da produção dos trabalhos em educação e de criar condições de produzir sínteses dos conhecimentos capazes de ajudar a pensar essa temática a partir da realidade regional e das suas articulações com a globalidade.O trabalho conjunto é importante para criar a relação dialógica entre os participantes a qual busca favorecer a reflexão, o debate e o crescimento mútuo.Este seminário propõe-se a criar condições para que os membros das diferentes equipes possam discutir sobre o tema e sobre o encaminhamento de seus projetos construindo referenciais compartilhados que possam proporcionar a interligação de toda equipe.
- As ciências humanas no ensino fundamental
A pesquisa tem como objetivo discutir as concepções teóricas e práticas pedagógicas no campo do ensino de ciências humanas no ensino fundamental. Tem como campo para levantamento de dados a rede municipal de ensino de Goiânia, através da aplicação de questionários e de realização de entrevistas com professores de escolas sorteadas por região. A pesquisa encontra-se em fase de elaboração de relatório e o próximo passo será a produção de uma coletânea de textos sobre o tema, com a participação dos pesquisadores do núcleo e autores convidados.
- A construção de uma proposta democrático popular de educação para adolescentes, jovens e adultos (eaja) da rede municipal de educação de goiânia, pelos sujeitos do processo educativo.
pesquisa foi elaborada e está sendo implementada enquanto uma parceria entre o NUFOP da Faculdade de Educação/UFG e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e objetiva construir uma proposta curricular de ensino-aprendizagem, avaliação e formação continuada para a educação de adolescentes, jovens e adultos (EAJA) que esteja embasada na realidade da EAJA de 1ª a 8ª série do Ensino Noturno, visto sob a ótica dos nossos educandos, educadores e demais profissionais da educação.
Representações de alunos e professores sobre o ensino médio
A pesquisa busca conhecer as representações dos estudantes, dos professores, dos diretores e dos educadores envolvidos com o ensino médio acerca da escola, bem como seus valores e expectativas quanto à educação. Visa, também, realizar um diagnóstico do cotidiano, do mundo do trabalho, da família, do lazer e da inserção da escola na vida desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa nacional, desenvolvida em 12 capitais, com recursos da UNESCO.
