Conheça nossos cursos de pós-graduação

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Pioneiro em Goiás, com seu curso de Mestrado, e na Região Centro Oeste, com seu curso de Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFG (PPGE/UFG) foi avaliado pela Capes, desde o início do processo avaliativo com a nota 5, ratificada no útlimo quadriênio (2013-2016). Essa avaliação ratifica o alto nível de desempenho de um programa plenamente consolidado

Criado como Programa de Mestrado em 1986, até o final dos anos de 1990 foi o único Programa de Pós-Graduação em Educação do Estado de Goiás, firmando-se como o principal formador de mestres em educação na região.

A partir da experiência consolidada com o Mestrado, o Programa propôs, em 2000, a criação do primeiro curso de doutorado da região Centro-Oeste. A par de que, à época, a política da Capes com relação à criação de cursos novos fosse bastante restritiva, a proposta de Doutorado foi aprovada e o curso teve início em 2001.

O curso de doutorado tem implicado para o PPGE novos desafios e novas possibilidades a seu aprimoramento, permitindo a expansão de suas linhas de investigação, o aprofundamento de sua intervenção no processo de formação de quadros para a área, através da proposição de projetos e intercâmbios nacionais e internacionais, com novas possibilidades de financiamentos, e, principalmente, de inserção dos docentes em âmbito nacional e, mais recentemente, internacional.

Essa trajetória e seus desenvolvimentos, em especial na produção bibliográfica e na destacada atuação dos docentes em esfera nacional, em diversas atividades e representações da Área de Educação, revelam um Programa maduro, enraizado no contexto educacional de Goiás e do Centro-Oeste, firmando-se, ao mesmo tempo, como um programa de projeção nacional e internacional.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP

Desde a criação do Curso de Graduação em Psicologia em 2005, já se vislumbrava a criação de um Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir da conclusão da primeira turma de graduação em Psicologia em 2010, começaram a ser elaborados planos que resultaram, em 2014, na recomendação pela CAPES de criação do primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia em uma universidade pública no estado de Goiás.

A criação deste programa é, portanto, fruto do amadurecimento do próprio curso de graduação em Psicologia (licenciatura e bacharelado) da UFG que, em 2013, possuía quatro turmas com o curso integralizado. Apesar da Psicologia ser um curso novo na UFG, ela conta com um corpo docente e um espaço físico que pode contribuir enormemente para o ensino e a pesquisa em Psicologia na região Centro-Oeste. A Psicologia na UFG conta com laboratórios, salas de estudos, núcleos de pesquisas, um Centro de Psicologia em que são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas mais distintas áreas da Psicologia e, também, um Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão do Adolescente (CEPEA).

Este novo programa de pós-graduação busca contribuir com a formação continuada de profissionais graduados em Psicologia e áreas afins, elevar a qualidade da docência e o desenvolvimento de um conhecimento crítico e socialmente referenciado na área de Psicologia. Isto é especialmente importante para o estado de Goiás que, a partir de dados levantados em 2012, abre todo ano mais de 2.300 vagas para a formação de psicólogas e psicólogos.

Este novo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, com a tradição e a qualidade que a caracterizam e a distinguem, direcionará sua atenção às necessidades complexas e contraditórias da sociedade brasileira, posicionando-se criticamente face às ingerências mercadológicas. Terá como uma de suas metas principais o estudo, a pesquisa, a produção de conhecimento relacionado com as camadas da população que pouco vêm usufruindo do saber psicológico e científico, isto é, setores populares e excluídos em nossa sociedade.

Especializações

Saiba mais sobre os cursos de Especialização oferecidos pela Faculdade de Educação.