Ações de Extensão

Ações de extensão e cultura em desenvolvimento pela Faculdade de Educação da UFG

DIÁLOGOS EM TEMPOS DE CÓLERA
O NEPPEC – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura – da Faculdade de Educação promoverá um curso livre com o tema "Diálogos em tempos de cólera" a partir de doze encontros: O desafio do conhecimento; Conhecimento e barbárie: conhecer e des-barbarizar; Estado moderno e a relação entre o público e o privado; Neoliberalismo e neoconservadorismo; Luta de classes: outra vez à luta!; Escola e a reprodução da desigualdade; Sujeito e cultura: Freud em tempos sombrios; Sofrimento psíquico e temporalidade; Agressividade: pensando com a psicanálise; Barbárie: elementos para pensar a resistência; Passado no presente: velhice em tempos de pandemia; A indústria cultural e a propaganda fascista. O curso livre é uma proposta de educação não-formal. Significa o mínimo de formalidade possível. Não se exige critérios como conhecimentos prévios, relação com a instituição proponente, idade, frequência. O aluno não será avaliado, mas sim os processos e os procedimentos do curso. Este curso livre é uma proposta que se organizará numa plataforma virtual de conferência, o Zoom.

AçãoExtensão2

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CULTURA: DIÁLOGOS ENTRE O CINEMA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Projeto de Extensão “Educação, sociedade e cultura: diálogos entre o cinema e a formação de professores” propõe discussões acerca da formação de professores por meio da exibição de filmes seguidos de debates sobre a formação humana, a constituição de subjetividades e os processos de escolarização. A duração do projeto é de dois anos, sendo a exibição de filmes de periodicidade mensal voltada para comunidade interna e externa. Em 2019, realizou-se seis cine debates e os filmes exibidos foram: os documentários “A Terra é plana” (Dir.: Daniel J. Clark. 2018) e “Diários de classe” (Dir.: Igor Souza e Maria Carolina Gonçalves da Silva. 2017); e os filmes “Dogville” (Dir.: Lars Von Trier. 2003), “Que horas ela volta?” (Dir.: Anna Muylaert. 2015), “O contador de histórias” (Dir.: Luiz Villaça. 2009) e “O orgulho” (Dir.: Yvan Attal. 2017). As exibições aconteceram na Faculdade de Educação/FE-UFG aos sábados, pela manhã. As discussões estiveram em consonância com os objetivos do projeto e foram a respeito dos processos de escolarização e de socialização, da ciência e do “movimento” anti-ciência, da naturalização da violência e do preconceito, das questões sobre gênero, raça e violência contra mulher e contra a infância e sobre a relação aluno-professor. O público presente totalizou quase 200 (duzentas) pessoas, entre estudantes da UFG e comunidade externa.

AçãoExtensão3

FORMAÇÃO DOCENTE EM NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O objetivo do curso é oferecer formação continuada aos professores da educação básica que atuam em escolas públicas e privadas da cidade de Goiânia e demais localidades. Através de encontros virtuais, pretende-se incentivar os profissionais da educação a se apropriarem de novas metodologias e tecnologias de ensino e aprendizagem; possibilitar a criação de um espaço destinado ao diálogo e a troca de experiências entre os docentes; e gerar reflexões e questionamentos acerca do cotidiano e do trabalho desenvolvido nas instituições de ensino da região. Partindo das experiências práticas dos professores, o curso se propõe a problematizá-las e enriquecê-las por meio de leituras especializadas e de um arcabouço teórico que possibilite a ressignificação do fazer docente.

AçãoExtensão1

Acesse também a lista completa de ações de extensão.