Estágio em Pedagogia

estágio curricular é um componente da formação acadêmica e não se constitui trabalho profissional, mas procedimento pedagógico-didático e pressupõe parceria estabelecida entre as instituições formadoras (universidade e campo de estágio). Tem como objetivo principal proporcionar aos estudantes a aproximação com o mundo do trabalho, visando ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de sua formação política, técnica, cultural, científica e pedagógica.

O estágio curricular integra o projeto pedagógico do curso, caracterizando-se em obrigatório e não obrigatório. Tem uma coordenação local no curso de Pedagogia, vinculada à coordenação geral de estágios da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Os sujeitos que compõem o estágio são: o professor orientador, no âmbito da instituição formadora (UFG); o professor supervisor, no âmbito da instituição concedente (campo de estágio) e; o estagiário, discente do curso de Pedagogia.

Apresentação

O estágio como componente curricular, antes de ser uma prática pedagógica é uma prática social historicamente situada. Entendido desse modo ele é um processo de investigação, interpretação, explicação de uma determinada realidade educacional. Constitui-se como espaço social de construção de conhecimento capaz de articular conhecimento teórico e conhecimento prático, vinculando o mundo acadêmico com o mundo do trabalho.

O estágio se caracteriza como um espaço de estudo, pesquisa e reflexão, com vistas à construção de conhecimentos da profissão docente a partir de uma determinada realidade educacional, especificamente no caso da Pedagogia, a educação infantil e o ensino fundamental, em contextos escolares e não escolares.

Nessa perspectiva, o estágio curricular tem como objetivo criar condições para que o estudante possa vivenciar processos de ensino e pesquisa em instituição educacional, ou em outros espaços previamente aprovados; elaborar, desenvolver e avaliar projetos de ensino e aprendizagem, construindo formas de atuação pertinentes ao trabalho docente; desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação proporcionada pelo curso e; desenvolver condições e atitudes favoráveis à continuidade da formação como pedagogo.

Modalidades de Estágio

Estágio curricular obrigatório: momento de maior aproximação e compreensão da realidade profissional à luz dos aportes teóricos estudados, que favorece a reflexão, a autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades conexas à profissão docente, será desenvolvido a partir da segunda metade do curso, com duração de 400 horas, como estabelece a legislação nacional e da UFG. Seu cumprimento é indispensável para a integralização curricular. Parte da carga horária será oferecida no contra turno. O estágio curricular obrigatório será desenvolvido em instituições educacionais, preferencialmente públicas, que ofereçam educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ou em outros espaços educativos mediante propostas previamente aprovadas pela coordenação de curso e de estágio. Será planejado, orientado, acompanhado, avaliado e coordenado pelos professores de estágio do curso e supervisores do campo de estágio que acompanham os estagiários in loco, em todo o período de inserção no campo. Deverá proporcionar o exercício de diálogo crítico que o estudante deve aprender a desenvolver em relação à realidade da profissão.

Estágio curricular não obrigatório: é realizado pelos estudantes com o intuito de ampliar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Constitui-se em atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, que será desenvolvida conforme a legislação vigente. A carga horária será registrada no histórico acadêmico do estudante e seu aproveitamento seguirá as normativas da Universidade Federal de Goiás. Deverá contar com um supervisor no local do estágio e ter como orientador um professor do curso. Poderá ser realizado internamente, nas unidades acadêmicas e órgãos da UFG, e em instituições devidamente conveniadas, utilizando ou não agentes de integração também conveniados com a UFG. Sua realização será permitida a partir da matrícula no 3º semestre e seu encerramento ocorrerá com a integralização curricular, no final do 8º semestre do Curso.

Orientações para iniciar estágio curricular não-obrigatório.

Documentos Norteadores

Regulamento de estágio do curso de Pedagogia
Política de estágio dos cursos de Licenciatura
Lei Geral de Estágios