Grupo de Estudos Verchína - Fundamentos da Psicologia Vigotskiana

Nós, do Grupo de Estudos e Pesquisas Verchína, convidamos a comunidade acadêmica e não-acadêmica para participar de nossas reuniões no Núcleo Goiânia e demais atividades que envolvem o Verchína em seu todo.
Criado em 2020 com a realização de um curso de extensão no YouTube, o grupo agrega pesquisadores de diferentes universidades do Brasil. Norteia-se pela interdisciplinaridade intrínseca à obra de L. S. Vigotski, reunindo pesquisadoras/es de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é desenvolver estudos, pesquisas e divulgação científica sobre os fundamentos da psicologia de L. S. Vigotski em uma perspectiva crítica e compromissada com a transformação social.
Em ativo diálogo com as recentes produções sobre os estudos vigotskianos, buscamos interpretar de forma rigorosa a obra do autor e dos membros de seu Círculo buscando investigar Vigotski em russo sempre que possível, bem como participar dos debates sobre o autor e seu Círculo de pesquisadores no cenário internacional. Reconhecemos, na ideia de Verchína (em russo: "ápice" ou "cume"), a essência do programa de pesquisa idealizado por Vigotski.
Os estudos da vigência 2022- 2023 focarão os aportes metodológicos e o tema dos afetos/emoções sob o prisma da psicologia histórico-cultural, conjugando pesquisa e extensão ao se orientar pelos estudos, tanto gerais quanto específicos, dos estudantes de iniciação científica e pós -graduação, em estreita cooperação com a equipe de extensão composta pelos estudantes e os demais membros do Grupo Verchína.

Datas: reuniões ordinárias às sextas-feiras, às 19:10, em modo híbrido (sala 202 da Faculdade de Educação, e, simultaneamente, em sala de reuniões a ser informada por meio do perfil no Instagram: @cursovigotski: https://www.instagram.com/cursovigotski/, por meio do qual encaminharemos as inscrições e responderemos às dúvidas dos/as interessados/as.

Público-alvo: estudantes, profissionais e professores de graduação e pós-graduação em psicologia, educação (pedagogia e licenciaturas) e artes.

Vagas: 30 (público externo a UFG) e 10 (público interno). Os/as interessados/as devem solicitar o formulário de inscrição via Instagram.
Solicitação de inscrições até 22/12.

Avaliação: para receber o certificado de participação no grupo, contabilizaremos a carga horária de participação dos integrantes do projeto de extensão para emissão de declaração de participação.

Confira aqui o cronograma do grupo.

YouTube: Fundamentos da Psicologia Vigotskiana - https://www.youtube.com/c/Fundamentosdapsicologiavigotskiana/videos

Coordenação: Profa. Dra. Gisele Toassa (Área de Fundamentos da Psicologia; docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG)
Confira mais informações sobre o Verchína no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3142907503124522 e no Research Gate: https://www.researchgate.net/lab/Gisele-Toassa-Lab.