Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente - CEPEA

O Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Adolescente (CEPEA/FE/UFG) é um espaço de trabalho, estudo e práticas, no âmbito da Universidade Federal de Goiás, com foco na adolescência. Como órgão de extensão, busca concretizar ações que aproximam universidade e sociedade, possibilitando produção de conhecimento e transformação social. O órgão existe desde 1988, constituindo-se como referência na atenção ao adolescente no estado de Goiás.

Entre as ações que o Centro desenvolve atualmente, destacam-se:

• Atendimento psicoterápico a adolescentes de 12 a 18 anos. Entre 2017 e 2020, o CEPEA/FE/UFG ofertou 300 vagas a adolescentes da sociedade goianiense. A abertura das inscrições se dá periodicamente e é divulgada nas mídias sociais da UFG, em escolas públicas e em outros componentes da rede de atenção, a exemplo de instituições de acolhimento.
  • Grupos de estudos, articulados à supervisão clínica dos atendimentos. Esses são espaços de formação e troca de saberes, unindo teoria e prática clínica. Os grupos - compostos por professores, estudantes da graduação em Psicologia, servidores e profissionais extensionistas integrantes do projeto - têm reuniões semanais para discussão de casos e estudos dirigidos. Atualmente, ocorrem três grupos de estudos:
    • Grupo de estudos “Adolescência e subjetividade”: terças-feiras, das 8h às 10h30, com foco em leituras sobre a clínica com adolescentes e a adolescência no âmbito da modernidade.
    • Grupo de estudos: terças-feiras, das 10h30 às 12h, com foco em leituras sobre a clínica com adolescentes, em que participam estudantes de graduação do curso de psicologia.
    • Grupo de estudos sobre feminilidade: quintas-feiras, das 9h às 10h30, com foco em leituras sobre a relação mãe e filha, complexo de édipo e demais articulações teóricas com a psicanálise.
  • Desenvolvimento da pesquisa intitulada “O sujeito adolescente em conflito com a Lei”, no regime fechado do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás. A pesquisa documental nas unidades socioeducativas de internação foi finalizada e a análise dos dados segue em andamento. Conta com a atuação de alunos da graduação do curso de Psicologia da UFG vinculados ao programa de iniciação científica/PIBIC.
  • Realização do Projeto de Formação de Socioeducadores do Estado de Goiás, (2019-2020), que tem como objetivo contribuir para a formação de socioeducadores integrantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no Estado de Goiás.
  • Realização do Adolescer - Congresso de Adolescência da UFG. A primeira edição do Congresso ocorreu em 2019, e contou com 170 participantes em uma programação que envolveu saberes relacionados à clínica com adolescentes e ao universo da socioeducação. A segunda edição do Congresso está prevista para o primeiro semestre de 2021.
  • Discussões bimestrais sobre cinema e subjetividade. Proposta em que, a cada dois meses, um filme é escolhido e exibido, seguido de roda de reflexão atrelada à teoria. Participam dessa atividade professores, estudantes de graduação em Psicologia, servidores da UFG e profissionais extensionistas participantes do projeto de extensão.

Assista à reportagem da TV-UFG sobre o trabalho realizado no CEPEA/FE/UFG:

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8:00 às 18:00.

Quadro de Servidores:
Coordenação: Prof.º Dr. Altair José dos Santos
Esp. Camila Nogueira - Auxiliar Administrativo
Fernando Pereira - Psicólogo
Mª. Isabela Rosa - Psicóloga Clínica e da Saúde
Mª. Lara Percílio - Psicóloga Clínica e da Saúde
Drª. Mariana Lopes - Assistente em Administração
Mª. Rúbia de Cássia - Técnica em Assuntos Educacionais

Endereço: Alameda Botafogo, Qd. A Lt.09 - Setor Central.